O que leva um jovem apensar nas Politicas Puplicas de Seu Pais???

Segundo alguns jornais os jovens nos ultimos anos não está dendo nem um tipo de interese em questão de politica.
Você concorda com essa afirmativa?
Sim ou não? Justifique

Exibições: 131

Responder esta

Respostas a este tópico

Não oncordo.
Não é que os jovens estão perdendo o interesse politico, estamos e perdendo é a confiançe em todo politico.
Não dando mais a minima para eles, pois sempre da na mesmam, quem parece ser bom no fim é a mesma oisa do outro.
Os Proprios politico derrubaram a reputação de nosso país quando o assunto são eles mesmos.
abraasssss
Veja só Eliana, em alguns tele-jornais, jornais ou rádios, o jovem é tratado com um tipo de imagem, há o jovem menor(é o que faz furtou, assalta, ou talvez mata.) e ha o Jovem adolescente ( o jovem participativo, o jovem centro das atenções aquele que faz o que é certo). Então pq o Jovem menor não é chamado de adolescente também? Por isto que a televisão fala que o jovem não está nem ai com nada. Em caso eu concordo e em casos discordo, pois hoje em dia muitos jovens só fica no computador jogando, vendo bunda de mulher na net, e não pensa um pouco se quer no futuro, principalmente se mamãe e papai tiverem dinheiro.
Entrem no site do inesc e cliquem no link jogo da cidadania, para poder ter ideia de como é mexer com politica pública....
http://jogodacidadania.inesc.org.br/
Oi pessoal

Tem muitos jovens que estão participando politicamente de seus municípios, estado e pais. Existem outras redes de jovens que como esta estão preocupadas em melhorar a vida de todos.
A participação é muito importante e na maioria das vezes temos que conquista-la.
Muitos pessoas estão lutando para que os jovens participem dos espaços de decisão, mas para isso todos devemos entender dos assuntos, leis, etc de que estamos ajudando a construir ou a decidir.

Como posso participar e dar opiniões sem conhecer do assunto?

Para participarmos com qualidade é importante estudarmos os assuntos antes e para isso basta procurar os temas a serem discutidos na internet. Se não houver uma preparação qualquer coisa que for proposta tem chance de ser aceita e definida como uma lei ou política. Estas decisões afetam a vida de todos por isso é muito importante pensarmos bem antes antes de votar.

Ai vai alguns sites para vcs darem uma olhada

www.jap.org.br/
http://www.soudeatitude.org.br/
http://www.amarribo.org.br/mambo/index.php?option=com_content&t...

Abraços

Bruno
Obrigada pela a dica Brunno!!!!
1) ‘’Segundo alguns jornais os jovens nos últimos anos não está tendo nem um tipo de interesse em questão de política. ’’(pergunta)

Acredito que nos jovens temos varias formas de participação, em outras épocas a participação dos jovens era um pouco mais ‘’agitada’’, com muito barulho nas ruas para lutar contra a ditadura militar (Ditadura é o regime político em que o governante (ou grupo governante) não responde à lei, e/ou não tem legitimidade conferida pela escolha popular).Diretas já (impeachment do presidente Fernando Collor de Melo ) etc...Mais aos longos dos anos, vemos que a juventude tem uma outra forma de lutar argumentar seu direitos.Vejo uma necessidade de ocupar as ruas,mais também nunca deixei de pensar o porque? E para que? Dessa ocupação.

Coloquei um artigo que fala muito bem desse novo jeito de participar.

Jovens continuam participando da política, mas de outras formas, aponta pesquisa

Daniel Merli
Repórter da Agência Brasil



Brasília - Um em cada três jovens brasileiros participa de algum tipo de organização social. São grupos religiosos, de Hip Hop, de grafite, que não são vistos tradicionalmente como organizações políticas. Mas atualmente essas têm sido as formas de participação social dos jovens brasileiros.
As avaliações fazem parte de uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e pelo Instituto Pólis de Estudos e Assessoria em Políticas Públicas.

“Apesar de se comentar que o jovem brasileiro está em apatia, à pesquisa aponta um grande nível de participação dos jovens”, destaca Ozanira da Costa, uma das coordenadoras do estudo. Apesar disso, os jovens têm buscado novas formas de participar da vida política, já que há um descontentamento grande com as formas tradicionais de participação na política, como partidos, sindicatos e entidades estudantis. “A própria realidade do país não estimula esse jovem a participar da política tradicional”, lamenta Ozira da Costa, em entrevista hoje (11) ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Essa realidade se reflete nos números. Dos 8 mil jovens entrevistados, em oito regiões metropolitanas, 28% faz parte de algum grupo. Mas apenas 1% desses jovens participam de algum partido político. E apenas 0,7% está filiados a algum sindicato.

A principal forma de participação é em grupos religiosos (15%), seguidas das associações esportivas (8%) e de grupos artísticos (8%). Para Ozanira da Costa, o resultado mostra a importância dos três temas - religião, esporte e cultura - para a juventude.
Um em cada cinco jovens respondeu "sim" à pergunta "Você já participou de algum movimento ou reunião para melhorar a vida do seu bairro ou da sua cidade?". Desse público que já havia participado de algum mobilização, 40% tinha como objetivo melhorar ou criar uma área de lazer ou esporte. Os outros motivos foram segurança (34%), melhora de saneamento (29%) e de postos de saúde (27%).

Uma das chaves para essa participação, segundo a pesquisadora, é a renda e o grau de educação dos jovens. A pesquisa revelou que quanto maior a renda do jovem, maior seu grau de participação em organizações sociais. O mesmo vale para o grau de instrução.

“A grande ligação para que o jovem possa participar mais da vida política e da sociedade é a educação”, afirma. “Mas o jovem pobre tem uma grande dificuldade de acesso à educação e não tem estímulo. Já o jovem com renda familiar melhor tem condição de ir a uma escola particular e lá tem mais acesso à informação e mais estímulo para participar da vida política do país”.

A falta de acesso à informação é outro empecilho à participação, segundo a pesquisadora. “A pesquisa mostrou que 85% dos jovens se informam pela televisão. “Os jovens não têm acesso e as escolas não estimulam temas da atualidade”.

A pesquisa dos institutos Pólis e Ibase foi feita em dois períodos: julho de 2004, pouco antes das eleições municipais, e novembro de 2005, período da crise política que atingiu o Congresso Nacional. Foram entrevistados 8 mil pessoas de 15 a 24 anos das regiões metropolitanas de Belém, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Distrito Federal.

Depois da pesquisa quantitativa, foram escolhidos 900 jovens para uma pesquisa qualitativa. Segundo Ozira da Costa, foi usado um método canadense chamado de Grupos de Diálogo. São formados grupos de discussão sobre alguns temas para descobrir a opinião dos entrevistados sobre cada assunto.

2) Você concorda com essa afirmativa?

Não

3) Sim ou não? Justifique: Na minha opinião a juventude e muito atuante e necessita ter mais visibilidade e credibilidade,não somos quem alguns pessoas pensam ‘’largados e atoas na vida’’.A juventude luta e busca melhores condições para todos nòs,mesmo que tenhamos uma pequena parcela que não quer lutar.Ah uma grande fatia do bolo que acredita em dias melhores.

Forte abraço Juliana
“A própria realidade do país não estimula esse jovem a participar da política tradicional”,
Desde algum tempo, o estímulo para estar mudando a realidade do país e até mesmo o do jovem, parte dele mesmo.
Pela necessidade de uma vida melhor, ele busca recursos que distraia sua mente dos problemas e o que o faz sofrer.
Sendo assim, procura em projetos sociais a sua liberdade de expressão.

“Mas o jovem pobre tem uma grande dificuldade de acesso à educação e não tem estímulo. Já o jovem com renda familiar melhor tem condição de ir a uma escola particular e lá tem mais acesso à informação e mais estímulo para participar da vida política do país”.

Descordo dessa ideia de que, quem não tem uma renda muito boa não participa da política do seu país,
pois pelo contrário, hoje, vemos que os que mais necessitam são os que mais correm atráz dos seus direitos.

A juventude de hoje é ativa na luta pelo futuro, Mas, precisa de mais pessoas que ajudem a refletir para ir em busca dos seus objetivos.

BjOks!!!!!!!!!!!
By: Fran
Não concordo.Nós jovens estamos interessados sim é pq não confiamos nos politicos mais pois eles já fizeram tanta coisa errada que não estão deixando confiar neles

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço