Por Neltinha Oliveira, Verany Luziana e Renata Morai
s
No dia 25 de Agosto realizou-se a I Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude da cidade de Franciscópolis, que aconteceu na Quadra Municipal de Esportes.
A Conferência teve como lema: "A juventude conquistando seu espaço e deliberando suas prioridades" e como grito "Juventude Atitude".
Toda a juventude franciscopolitana foi convidada e contou com a presença dos alunos dos turnos matutino e vespertino da Escola Estadual Maria da Silva Rocha, incluindo ensino fundamental e médio.
O evento teve início as 7:00 horas com o credenciamento e o café da manhã, as 9:00 horas foi feita a abertura oficial por Neltinha Oliveira e a Secretária Municipal de Educação Maria de Lourdes Freitas.
Em seguida Adelson de Souza Santos, mestrando em educação, palestrou sobre o tema Educação de Qualidade, Alessandro Gomes, enfermeiro, falou sobre Prevenção de DST’s e Planejamento Familiar; Vida Saudável e Políticas sobre drogas, João Ferreira, pedadogo, discussou sobre o tema Diálogo com o Governo e Convivendo com as Diferenças e Bruno Vilela falou sobre Acesso a Cultura e Conexão.
Após as palestras foram formados cinco grupos onde cada um discutiu acerca dos temas:
Grupo 01: Educação, Trabalho e Renda;
Grupo 02: Juventude Rural, Livre Associação e Mobilização Social;
Grupo 03: Cultura e Esporte;
Grupo 04: Juventude Meio Ambiente e Saúde;
Grupo 05: Diálogo com o Governo;
Durante o almoço houve um momento cultural com danças de psy e free step e música ao vivo voz e violão com Samuel Ferreira, Neltinha Oliveira e Helen Fernandes.
No período da tarde os grupos discutiram e apresentaram suas propostas e por votação foram escolhidas as prioritárias que serão encaminhadas à Conferência Estadual.
Entre todas as propostas, as mais cogitadas foram a criação do Conselho Municipal de Juventude e a criação de espaços de cultura, esporte e lazer tanto na área urbana quanto rural.
Em seguida foi feita a votação para a escolha do delegado representante da sociedade civil. Candidatou quatro jovens ficando eleito João Lúcio Frois Simonelli sendo que Neltinha Oliveira foi a delegada indicada pela Comissão para representar o poder público. As jovens Verany Luziana Ferreira e Renata Morais foram eleitas delegadas suplentes.
Após a votação de delegados foi feito o encerramento da conferência pela comissão organizadora.
Na reunião de avaliação da conferência que aconteceu no mesmo dia foram colocados pontos importantes como por exemplo o que deu certo e o que não deu certo.
Segundo João Ferreira “não temos que avaliar se a conferência foi boa ou ruim, até por que esse resultado não depende da comissão e sim do público do evento. E no meu ponto de vista foi uma experiência muito positiva. Conseguimos identificar muitos jovens com interesse e que querem engajar com os movimentos pela luta política para a juventude. Temos agora que reunir essa galera e a cada dia ir ampliando esse grupo e consequentemente os nossos ideais. Formar o Conselho da Juventude, criar espaços constantes, como fóruns, seminários, congressos para discutir política para o jovem e ano que vem teremos uma conferência muito mais produtiva onde as pessoas vão dialogar com mais conhecimento enriquecendo a discussão. Por que para muitos jovens a conferência é algo muito novo, não temos a costume de estabelecer esse diálogo político com a juventude. A I conferência foi um grande ponta pé inicial.”
O QUE DEU CERTO
O QUE NÃO DEU CERTO
Participação crianças e adolescentes → estabelecer idade para participar da conferência (15 a 31 anos).
OBS: É considerado jovem rural até os 31 anos;
Atraso no café da manhã e no almoço;
Falta de dinâmicas para a conferência não ficar cansativa e prender mais a atenção dos jovens;
Em anexo alguns materiais que foram utilizado na I Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude de Franciscópolis.
Fotos da Conferência
Tags:
Gente!!! Foi uma experiência incrível poder participar e fazer parte da construção desse momento em Franciscópolis que foi a Conferência de Juventude!!! Simplesmente a nossa I Conferência...é uma alegria muito grande...Ao final da conferência alguns jovens vieram nos agradecer e parabenizar pelo evento...isso para mim foi demais...foi como uma energia recarregando uma bateria...rsrsrs...tipo...Nelta a luta esta começando e vcs estão conseguindo conquistar a juventude de Franciscöpolis para esses espaços de participação política...
Como o João disse é tudo muito novo ainda...e nem todas as pessoas aceitam participar de forma a acrescentar positivamente...muitos por falta de conhecimento...mas é necessário ter pessoas para contrapor o que está aí e que esta sendo estabelicido para todo mundo que é o certo...
Não pode existir somente um lado!!! A conferência de Franciscópolis mostrou isso para os jovens! Eis aí um outro lado da moeda...que é preciso pensar...que depende do potencial da JUVENTUDE...que quer saber o que os jovens querem...e construir uma política que eu achei que seria certa, ou o prefeito, ou os vereadores...Não...Mas sim a política que a JUVENTUDE DE FRANCISCÓPOLIS pensou elaborou e discutiu que isso é o CORRETO...
Agradeço imensamente a Renatinha, Verany, Larissa, João, Tonão, Bruno, Darlei, Débora, Lurdinha, pessoas que nos ajudaram muuuuiiitooo a começar essa história...
muito laegal parabéns pela coferencia!
parabéns pessoal pela conferencia, espero que na proxima voces consigam cada vez mais a participação do pessoal
Galera Franciscopolitana parabéns pela conferencia espero que na proxima vocês consigam
alcançar seus objetivos boa sorte!
Ei Vinícius...os delegados de Franciscópolis eleitos são: eu, Nelta, e João Lúcio...
Marcus Vinícius Costa disse:
Gaçera muito massa, então quem são os delegados ou delegadas??/?
Bem-vindo a
Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro
Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.
© 2024 Criado por Oficina de Imagens. Ativado por