POR: Verany Luziana e Natália Santos
A Feira de Artesanato do 29° Festivale, que recebeu o nome da artesã de cerâmica Dona Isabel Mendes, do vilarejo de Santana do Araçuai, teve início na última terça-feira, 26 de julho. A exposição está aberta das 9hs às 21 hs na Praça de Eventos de Jequitinhonha e reúne cerca de 40 artesãos com diversos tipos de trabalhos. Além de cerâmica, tecido, madeira, pinturas em tela e materiais reciclados, é notória a participação dos índios Pataxós, que expõem peças de uso diário da tribo, como pulseira, colares e brincos feitos de madeira, sementes e penas.
A Feira tem como objetivo valorizar o artesanato, fazendo com que as pessoas conheçam os artesanatos do Vale. Para Sayry Pataxó, artesão da aldeia Cinta Vermelha Jundiba, a feira ajuda a divulgar a presença dos índios no Vale do Jequitinhonha.
"Esta exposição nos faz conhecer novos tipos de trabalhos, principalmente para as pessoas que não são do Vale", reforça Jaqueline Zeferino, visitande da cidade de Viçosa.
Neste Fetivale, a Feira não contou com a presença de muitas pessoas. Segundo o artista plástico Albertgo Viana, mais conhecido com Albertão, houve pouca divulgação do evento. Para ele, é muito importante a participação da população de Jequitinhonha.
Tags:
Bem-vindo a
Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro
Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.
© 2024 Criado por Oficina de Imagens. Ativado por