Exposição da Feira de Artesanato do 29° Festivale

 POR: Verany Luziana e Natália Santos

 

A Feira de Artesanato do 29° Festivale, que recebeu o nome da artesã de cerâmica Dona Isabel Mendes, do vilarejo de Santana do Araçuai, teve início na última terça-feira, 26 de julho. A exposição está aberta das 9hs às 21 hs na Praça de Eventos de Jequitinhonha e reúne cerca de 40 artesãos com diversos tipos de trabalhos. Além de cerâmica, tecido, madeira, pinturas em tela e materiais reciclados, é notória a participação dos índios Pataxós, que expõem peças de uso diário da tribo, como pulseira, colares e brincos feitos de madeira, sementes e penas.

   A Feira tem como objetivo valorizar o artesanato, fazendo com que as pessoas conheçam os artesanatos do Vale. Para Sayry Pataxó, artesão da aldeia Cinta Vermelha Jundiba, a feira ajuda a divulgar a presença dos índios no Vale do Jequitinhonha.

   "Esta exposição nos faz conhecer novos tipos de trabalhos, principalmente para as pessoas que não são do Vale", reforça Jaqueline Zeferino, visitande da cidade de Viçosa.

   Neste Fetivale, a Feira não contou com a presença de muitas pessoas. Segundo o artista plástico Albertgo Viana, mais conhecido com Albertão, houve pouca divulgação do evento. Para ele, é muito importante a participação da população de Jequitinhonha.

 


Exibições: 67

Responder esta

Respostas a este tópico

A Feira de artesanato é uma das grandes atrações do FESTIVALE! Este ano ela foi muito bem representada pelos artesãos locais, mas realmente faltou divulgação, principalmente para a população da cidade de Jequitinhonha.
Concordo com  Drica. A feira estava bem diversificada, mas o movimento, realmente, foi pouco...
Realmente a popolução de Jequitinhonha não esteve muito presente na Feira, mas mesmo assim a exposição foi um sucesso. Os visitantes se encantaram com a beleza dos trabalhos dos artesãos.
A feira de artesanato é realmente incrível...nunca presenciei tanta criatividade...e a participação do índios abrilhantou mais ainda a feira aumentando a diversidade dos trabalhos artesanais...parabéns a todos os artesãos...fiquei encantada...
Os artesãs e artesões estão de parabéns sempre de parabéns um trabalho mais lindo que outro. E uma pena que ainda não tenham uma valorização bacana dos seus trabalhos, mas isso é uma construção de médio, longo prazo. Foi muito importante à colocação do ”Albertgo Viana, mais conhecido com Albertão, houve pouca divulgação do evento. Para ele, é muito importante a participação da população de Jequitinhonha.” Pois, tem sido um problema de antigos FESTIVALES a participação do público local, está na hora de buscar estratégias para que essa participação aconteça.
Já participei de 6 edições do FESTIVALE e toda vez que eu vou, sempre me encanto com a feira de artesanato. Também acredito que a população local deveria ter comparecido mais, para ver de perto a arte do Vale. Parabéns aos artesãos não só do barro e da cerâmica, mas os da música, do teatro, do circo, da poesia, da dança... Enfim todos os "artesãos" que "moldam" a cultura do Jequitinhonha.

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço