Por Will Nascimento e Júnior Vieira
O coral Ouro de Minas, da cidade de Itaobim, é um dos exemplos do trabalho de participação de crianças e adolescente no resgate cultural da região do Vale do Jequitinhonha.
Formado em 2004, o coral, que inicialmente se chamava “Maria Trovão”, foi fundado a partir de oficinas de percussão, Canto e Voz voltadas para o público infanto – juvenil, realizadas pelo músico itaobiense Edson Lucas. Os trabalhos foram realizadas através de uma iniciativa da ASCAI – Associação da Criança e do Adolescente de Itaobim.
O grupo, composto por 50 crianças e adolescentes, apresenta-se este ano pela quarta vez no FESTIVALE – Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha, e já participou de eventos como o FIC – Festival Internacional de Corais, que acontece em Belo Horizonte e do FEPAC – Festival Paraibano de Coro, realizado na cidade de João Pessoa.
O Ouro de Minas traz em seu repertório músicas populares brasileiras, regionais, forró, xote e xaxado, que buscam “retratar a realidade do povo da região e do Estado”, segundo Eduardo Carmona, coordenador e produtor do Coral.
De acordo com Antonio Cássio Pinto, Conselheiro da FECAJE – Federação das Entidades Artísticas e Culturais do Vale do Jequitinhonha, e um dos organizadores do 29º FESTIVALE, o Ouro de Minas, assim como outros grupos de coro, vem cumprindo um importante papel no resgate de músicas regionais de domínio popular, além de oferecer aos jovens uma oportunidade de se aproximarem da cultura da região.
Apresentação do Coral do 29º FESTIVALE
Tags:
É verdade Carol.... Contamos com a animação deles no Tv de Rua... E por falar nisso, TV de Rua foi importante, pois os vídios nos mostraram opiniões das pessoas e movimentos que não foi possível ver pessoalmente, além da animação na na frente do alojamento...
É verdade Carol.... Contamos com a animação deles no Tv de Rua... E por falar nisso, TV de Rua foi importante, pois os vídios nos mostraram opiniões das pessoas e movimentos que não foi possível ver pessoalmente, além da animação na na frente do alojamento...
Muito bom mesmo. Eu me sinto muito presente quando escuto os corais cantarem parece que o grupo faz com que a gente participe daquele momento. E estava lindo realmente, muito lindo. Adorei.
muito bom o coral.
já é tradição no FESTIVALE.
eu achei muito interessante a apresenteção do coral e maravilhosa,na verdade eu me amei a apresentação deles na primeira ves que os vi
Bem-vindo a
Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro
Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.
© 2024 Criado por Oficina de Imagens. Ativado por