Por Neltinha Oliveira, Renata Morais e Verany Luziana
Os jovens de Franciscópolis que integram o Projeto TV de Rua e o grupo JUPASC – Jovens Unidos para Agir, Servir e Construir, vem criando alternativas de arrecadar fundos para a realização de suas ações.
É evidente que uma das maiores dificuldades dos grupos juvenis é a falta de recursos e infra-estrutura.
Para o Projeto TV de Rua e Rural é necessário principalmente um aparelho de datashow, DVD e som. Em Franciscópolis a realização do projeto só é possível pela parceria com a Secretaria de Educação que empresta os equipamentos.
Um dos objetivos da equipe era conseguir fundos para a aquisição de um datashow. Em razão disso, ao fazer o TV de Rua na praça principal da cidade organiza-se uma barraquinha de pipoca.
O grupo de jovens JUPASC que surgiu dentro da Igreja Católica e possui princípios religiosos, políticos e sociais visava tambem a compra de um datashow. Com isso houve a união dos dois grupos afim de criar alternativas para a compra do aparelho.
Foi realizada pelo grupo JUPASC uma quadrilha com comidas típicas e bingo de um celular. Com o dinheiro da festa foi possível comprar o datashow onde já pagou-se cerca de 60%.
Com o movimento da Festa de Agosto os grupos veem fazendo barraquinhas de banana frita, quentão, pastel, festival de torta, caldo de pinto, feijoada e outras comidas típicas. A barraca conta também com brincadeiras e música ao vivo promovida pelos jovens.
Os alimentos e materiais utilizados são patrocinados pelos comerciantes locais e pela população.
“A barraca JUPASC esta sendo um sucesso. Em dois dias vendendo banana frita conseguimos R$ 118,00 com custo zero para os grupos. As pessoas apoiam a iniciativa por ter um objetivo amplo, que não é pessoal, mas que visa retorno e benefícios para a população, que gosta do TV de RUA e RURAL, do movimento promovido pela barraca e das intervenções realizadas pelos jovens” diz Marinete Alves integrante do Ministério de Assessoria da Juventude Franciscopolitana.
Tags:
Agradecemos pelo elogio.
Fazemos este trabalho, porque acreditamos que a juventude é chave para um mundo melhor...E pra gente é gratificante lutar por este propósito....
Os sonhos são indispensáveis para o impulso inicial de levantarmos vôo. Sem eles não haveria a vontade de se chegar a um lugar bonito e legal. Não haveria brilho, nem esperança, nem desejo, nem coragem de lutar, nem realização...
É importante sonhar e planejar, apartir desse ponta-pé inicial seremos aptos a agir e realizar as metas e objetivos chamados: sonhos.
Bem-vindo a
Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro
Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.
© 2024 Criado por Oficina de Imagens. Ativado por