Formação de Monitores de Inclusão Digital em Juiz de Fora

 Nos dias 24 a 28 de Janeiro monitores de diferentes cidades mineiras participaram da segunda formação do GESAC – Governo Eletrônico de Assistência ao Cidadão – na cidade de Juiz de Fora, no Instituto Federal do Sudeste Mineiro (IFSudesteMG).

Essa formação teve como base o desenvolvimento de temáticas relacionadas a parte de hardware, software e redes. O método utilizado foram palestras explicativas e demonstrativas, além de aulas práticas de laboratório.

Em resumo os conteúdos estudados foram: Como é possível guardar informações em um Computador? Apresentação e explicação de cada hardware de um computador; Desmontando e Montando um computador; Confecção de cabo de rede RJ45; Manuseio de um multímetro; Conceito de BIOS; Instalação do Ubuntu 10.10; Instalação de pacotes através do Synaptic; Usando o emulador Wine; Computação nas Nuvens através do Ubuntu One; Pacotes de Escritório; Programas de edição, como o GIMP, AUDACITY, PITIVI; Criando site com o Kompozer; Conceito de Redes; Criação de um Blog através do WordPress, além de um passeio cultural pelo centro de Juiz de Fora, através do projeto Juiz de Fora Guiada que é desenvolvido pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Além de todo conhecimento adquirido durante o encontro, os monitores de Inclusão Digital tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre os trabalhos realizados nos Telecentros, como também proporcionou maior interação entre tutores e monitores.

A monitora, Monica Rocha Rodrigues, da cidade de Guaxupé, disse que “através do curso eu pude adquirir novos conhecimentos mais específicos de informática como montagem de um computador, instalação e utilização do Ubuntu que eu ainda não conhecia. Ressaltando a parte teórica que foi fundamental para o enriquecimento do meu aprendizado, respondendo questões como o por quê de cada coisa e o que acontece quando eu clico em alguma opção de um software. A partir dessa formação não ficaremos tão dependentes, caso ocorra algum problema com os computadores no Telecentro, pois agora já sei desmontar e montar um computador e fazer a instalação de um sistema operacional”.

Aula de Multímetro

Aula de Montagem


Exibições: 97

Responder esta

Respostas a este tópico

foi muito legal essa formação que tivemos em Juiz de Fora...aprendemos muita coisa nova...nos ajudando a trilhar os caminhos da Inclusão Digital...que é algo que amo muito...

ei Deivson, você tem razão, na maioria das vezes existe um abandono com relação aos Telecentros, justamente por que as prefeituras não querem ter a responsabilidade com a sustentabilidade do projeto...

Então, na verdade a nossa formação era para ter acontecido no centro de tecnologia da cidade de Araçuaí, ficando mais perto para todo mundo, mas o pessoal de Araçuaí não aceitou que a formação acontecesse lá e o outro lugar com estrutura para receber o curso era somente em Juíz de Fora.

A formação é exclusiva somente para monitores de telecentros, o próprio ministério das comunicações entra em contato com os monitores dos telecentros que estão em funcionamento, eles fazem esse monitoramento via satélite por uma comunicação chamada remota. Todo o custeio da viagem e estadia é por conta do ministério.

Muitas cidades participaram...lembro-me de Perdizes, Guaxupé, corinto, berilo, araçuaí, milho verde, ouro verde etc.

O critério principal é que o telecentro esteja em funcionamento, os telecentros que estão fechados e que possuem a antena de internet do GESAC, serão monitorados e receberam uma visita de um PID - Promotor de Inclusão Digital, para tentar encontrar soluções e reabrir o telecentro junto a comunidade.

O curso é semipresencial, existem os encontros presenciais, mas a maior parte é feita a distância...a previsão de conclusão do curso é para Março e cada monitor tem a responsabilidade de formar mais três multiplicadores em cada cidade...

bjs...saudades....

 



Deivson Vieira de Abreu disse:

É isso aí Neltinha...

Mais uma vez,parabens...você e os demais monitores dos centros de inclusão digital são um orgulho para todos que,direta ou indiretamente, se utilizam dos benefícios que esse maravilhoso projeto proporciona.

Temos grande alegria ao pecebermos que pessoas como vocês lutam e dão o melhor de si para verem as coisas acontecem e,de fato,saírem do papel.

Não fiquei sabendo se alguém de Catuji esteve participando.O telecentro daqui,aliás,até onde tenho conhecimento,praticamente nem está existindo...é um descaso total sabe...além de tudo é objeto de "disputas" e,na minha opinião "nunca cumpriu a função social a que originalmente deveria" embora existam pessoas no município,da própria comunidade que certamente teriam condições e boa vontadade para fazê-lo funcionar.

Com relação à formação que aconteceu em Juiz de Fora.

Por que esse evento se deu em Juiz de Fora...tão distante de nossa região?

Era aberto à participação de outros públicos ou só para os monitores dos telecentros(MG)?

Quais foram exatamente as cidades que enviaram pessoas para o curso?

Quais foram (seriam) os critérios?

Parou por aí ou haverá outras oportunidades(mais capacitações em outras regiões,enfim?

Será oferecida capacitação continuada aos monitores?

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2025   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço