1º Fórum Comunitário do Selo Unicef em Mata Verde

       No dia 24 de Setembro de 2010, realizou-se, na Escola Estadual de Mata Verde, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, edição 2009-2012. Este evento foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mata Verde e pela Comissão Municipal Pró-Selo. O Fórum contou com a participação de representantes do Executivo, Legislativo, Líderes religiosos e comunitários,secretários municipais, profissionais da educação, saúde e assistência social,Pastoral da Criança, Polícia Militar, estagiários do Ministério Público, crianças, adolescentes, jovens e adultos.Mais de 250 pessoas participaram deste Fórum.

       O evento aconteceu conforme a orientação do guia metodológico  do I Fórum, tendo algumas adaptações como a dinâmica de acolhida que foi substituida por outra.Os Adolescentes Mobilizadores do Selo, tiveram uma participação ativa em todos os momentos, desde o diagnóstico até as demais etapas do evento.

       O  Fórum foi marcante em todos os momentos, pois o público participou ativamente e compreendeu a importância do Selo para que o município promova as melhorias necessárias e a importância de promover espaços onde a comunidade, em seus diversos segmentos, pode se encontrar,refletir,debater, comprometer-se e procurar alcançar as melhorias pretendidas com ações concretas.

      Concluiu-se que esta experiência foi um sucesso, pois, além de ser um espaço objetivo e interativo (metodologia, diagnóstico,divisão de grupos para reflexão, dinâmica dos ODMs ,objetivos de Desenvolvimento do Milênio, espaços para o debate e plenária), o Fórum propiciou momentos  descontraídos e dinâmicos, com apresentação de capoeira, coreografia sobre os direitos da criança, declamação de poema, e dinâmica de acolhida '' Decifre o enigma ''.

     

'' Mata Verde demonstrou compromisso ao participar do nosso I Fórum. Trabalharemos para que o plano de ação seja efetivado em todas as suas propostas '', Risélia Dias, articuladora do Selo.

'' Com a realização do I Fórum, Mata Verde deu o primeiro passo para a conquista do Selo em

 2012. Cada representante desta cidade está desafiado a se empenhar na melhoria da qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes '', Ilvando Teixeira Salomão, presidente do CMDCA.

 

     

      

Exibições: 235

Responder esta

Respostas a este tópico

Foi uma experiência muito boa, pois a população em geral participou e Mata Verde deu um passo importantíssimo para a conquista do Selo, além disso eu e Miriã fomos mestres de cerimônia.
Obrigada Adenilton, pelo relato. Publiquei no site do Selo UNICEF uma matéria com as informações que você e outros jovens mandaram sobre os fóruns. Clique aqui e dê uma conferida no material.

Um abraço.

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço