Por Neltinha Oliveira e Luciano Catarino (um dos interlocutores do SELO de Malacacheta)
Com pouco menos de 20 mil habitantes Malacacheta é uma cidade acolhedora, pólo da Micro Região do Vale do Mucuri, o município completa em setembro 86 anos de emancipação política. Mas a festa e agitação na cidade está mesmo na união de forças para conquistar o Selo UNICEF/2011. O atual governo uniu-se a sociedade organizada e
trabalham juntos para melhorar os índices do município relacionados às crianças, adolescentes e jovens.
Para conhecer melhor a cidade e os responsáveis pelas ações do Selo UNICEF, resolvi fazer uma visita em loco, no dia 5 de Julho. Definimos a nossa forma de contato, falamos sobre as oficinas da ONG Oficina da Imagem de BH, projetos, telecentros, em fim, foi um proveitoso bate-papo.
No final do mês (24/07) voltei a Malacacheta. Desta vez para acompanhar uma ação da Secretaria de Cultura: o Cine Itinerante. Uma equipe da secretaria escolhe o filme, prepara o equipamento de som e leva à comunidade. Neste dia fomos ao Morro dos Pereiras, uma das mais antigas comunidades de Malacacheta. As pessoas se reuniram no galpão da comunidade, assistiram ao filme depois teve uma festa até umas três horas da manhã. Com direito à quentão, forró, leilão e uma grande fogueira no terreiro.
Confira alguns projetos que o município desenvolve:
Projeto “Nem te Conto”
O público alvo são os usuários do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil -,
pacientes da pediatria do Hospital Municipal, Creche Madre Madalena, Casa da Amizade, Abrigo Maria Neta e Casa dos Albergados.
Tem como objetivo, resgatar a tradição de contar histórias, estimular ao público a reflexão e a revisão de valores, atitude e comportamentos. Proporcionar lazer às crianças, jovens e adultos e incentivar o hábito de ler e apreciar obras literárias.
Projeto “Horta – Terapia”
O público alvo, são os pais/responsáveis pelas crianças, adolescentes usuários do CREAS.
O objetivo é possibilitar a reconstrução dos vínculos sociais. Promover o desenvolvimento da auto-estima, valores éticos e valorização humana.
Projeto “Arco – Íris”
O público alvo, são crianças de 6 a 11 anos assistidas pelo CREAS e adolescentes de 12 a 17 anos usuários do CREAS.
O objetivo é possibilitar a reconstrução dos vínculos sociais.
Telecentros Comunitários
Que promove a inserção de todos na sociedade da informação.
Ponto de Cultura – Agulhas da cultura;
Cine Clube Novo Eldorado;
Escola Livre de Teatro;
Abaixo fotos do Cine na Comunidade Morro dos Pereiras
Tags:
Bem-vindo a
Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro
Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.
© 2024 Criado por Oficina de Imagens. Ativado por