Por Neltinha Oliveira e Will Nascimento

No segundo dia do FESTIVALE – Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha -, dia 26 de julho, foi realizado na Escola Estadual Presidente João Pinheiro um grande debate entre os jovens presentes.
A organização do debate, coordenada pelo professor da UFMG Juarez Dayrell, foi realizada, no período da manhã, através da formação de grupos de trabalho para discutirem temas relacionados à participação juvenil, trabalho, cultura juvenil, violência e juventude, educação, identidade, diversidade, sexualidade e gênero.
No período da tarde, houve a consolidação geral das idéias de todos os grupos através dos relatores.
O debate gerou uma grande manifestação pelas ruas da cidade e uma carta que sintetiza o que foi discutido nos grupos de trabalho.

Grupos de trabalho

O debate juvenil do 28º FESTIVALE discutiu temas que cercam os jovens cotidianamente, entre eles a“Violência e Juventude”, coordenado por Russo, participante do movimento Hip Hop de BH.
O grupo de trabalho acerca do tema foi um espaço aberto e democrático onde os jovens colocaram seu ponto de vista sobre o assunto, desde as causas até as conseqüências geradas pela violência no mundo atual.
“Se nós jovens somos o futuro do país, o que somos hoje? O que é preciso fazer para mudar a nossa realidade hoje...?”, diz Russo, coordenador do grupo de trabalho.
Outro tema discutido nos trabalhos de grupo foi a participação juvenil. Os tópicos mais importantes referentes a esse tema discutiram a participação política dos jovens, as estratégias para que o jovem participe e os seus espaços de participação.
Segundo Gilson Mário, jovem da cidade de Itinga, “a sua forma de participação política se dá através de um projeto chamado MJPOP - Monitoramento Jovem de Políticas Públicas. Este grupo de jovens está ligado à Visão Mundial, que atua em suas cidades dialogando, acompanhando e fiscalizando as ações da prefeitura.”
Outra questão discutida foi a falta de participação dos jovens na cidade. Durante o trabalho, o grupo apontou para algumas possíveis causas, como o despreparo dos jovens e dos espaços municipais de participação. Foi também apontada a importância desses assuntos fazerem parte do dia-a-dia do jovem, principalmente na sala de aula, e na própria família.
Ao final dos trabalhos da manhã, os participantes construíram propostas para serem incluídas na carta que foi elaborada com as demais propostas dos outros grupos.
Na parte da tarde, os participantes do grupo de trabalho produziram cartazes e faixas que foram apresentadas na intervenção pelas ruas da cidade.



Exibições: 132

Responder esta

Respostas a este tópico

Legal Neltinha.
Quero chegar aí na sexta a noite.
To muito triste de não poder estar ai com vcs
Valeu Neltinha! Boas notícias! abs

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço