Venha Participar do 28ºFestivale em Padre Paraíso

       Nos dias 25 á 31 de julho de 2010 em Padre Paraíso estará acontecendo o 28º Festivale ( Festiva l de cultura popular do Vale do Jequitinhonha), acontece várias atividades como oficinas, palestras, festival de música, noite literária , shows entre outras .
        O Festivale teve suas origens no “I Encontro de Compositores do Vale do Jequitinhonha” promovido pelo jornal Geraes em 1979 na cidade de Itaobim. O Geraes foi criado em 1978 por Carlos Figueiredo, George Abner e Tadeu Martins. Seu objetivo era dar vez e voz ao povo do Vale, sua cultura, seus sonhos e sua luta por melhores condições de vida. O Encontro reuniu 22 compositores vindos de 15 cidades da região. O final do evento deixou claro para os produtores que a cultura do Vale necessitava de mais espaço, o festival precisava ser maior e mais diverso, contando com várias outras coisas além da música.
        Com esse objetivo, foi realizado o primeiro Festivale, no ano de 1980, na cidade de Itaobim. Lá foram reunidos a música, a literatura, o artesanato, a dança, o teatro e tudo o mais que compõe a riqueza cultural do Vale do Jequitinhonha. O evento, no entanto, não se resumiu a uma mostra de cultura. Mais do que isso, foi capaz de colocar à mostra os sonhos e esperanças de todo um povo de uma região.
       O projeto cresceu e passou a envolver um público cada vez maior. Ficou decidido que cada ano uma das cidades do Vale seria escolhida para ser, simbolicamente, a capital cultural do Vale. Os primeiros festivais tinham duração de três dias, mas a partir do VIII Festivale, realizado na cidade do Serro, o evento passou a ter duração de uma semana, contando com cursos e oficinas. Hoje, o Festivale é caracterizado pela diversidade de suas atividades. A proposta do Festivale é atuar política e culturalmente, visando transformar a realidade. O festival procura ter uma visão bem ampla da cultura. Esta não é vista apenas como um saber artístico, mas também como forma de expressão da própria vida, das condições de sobrevivência, da ecologia, da saúde e do trabalho cotidiano.
               Importante
Você que é jovem não pode perder.
         No dia 26 será um debate com todos os jovens, será uma conversa de jovem para jovem, para discutir temas importantes como políticas públicas, identidade cultural. Depois do debate sairemos para um cortejo nas ruas de Padre Paraíso. Não percam vai ser muito legal.


Não fique fora dessa, venha conhecer é participar do Festivale!

Exibições: 10

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu vou!
E pra quem quer conhecer a programação:
http://www.fecaje.org.br/portal/index.php?option=com_content&vi...

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço