Santa Rosa foi a segunda comunidade de Franciscópolis a receber o projeto TV RURAL, que aconteceu no dia 28 de Maio.

O filme apresentado foi “Prova de Fogo” que foi escolhido pela equipe organizadora para todo o roteiro da primeira etapa de apresentação do TV RURAL em todas as comunidades de Franciscópolis.

O filme é de fácil compreensão, alem de abordar diversos temas interessantes para reflexão como, por exemplo: preconceito racial, educação, superação e relação familiar.

Percebeu-se durante o filme que foi projetado na parede da igreja, a motivação, compreensão e emoção da comunidade com relação à história da protagonista Akela.

A comunidade organizou um lanche com pipoca, chá de amendoim, caldo de pinto, canjicão, café e bolo de fubá para todos os telespectadores.

Logo após a apresentação do filme todos se divertiram dançando VILÃO, uma dança que é tradição cultural de Franciscópolis que ainda existe muito viva na comunidade, entre as pessoas idosas e adultas e principalmente entre a juventude e as crianças, alem de uma grande fogueira que foi acesa no terreiro.

Para o VILÃO é necessário no mínimo um sanfoneiro, pandeiro e violão e assim as pessoas vão cantando e improvisando seus versos e ao final repete-se um único refrão que depois pode ser substituído por outro.

“O projeto TV RURAL além de ser uma excelente estratégia para estabelecer um diálogo e de provocar uma reflexão de uma forma diferente entre as pessoas, está contribuindo para o resgate cultural de nossa cidade. Nunca tive a oportunidade de dançar ou até mesmo assistir a uma apresentação de VILÃO e poder assistir e aprender a dançar também através do TV RURAL é muito gratificante para todos nós, como também percebe-se a necessidade de promover mais eventos nesse sentido na nossa cidade, com maior infra-estrutura e maior divulgação e apoio cultural”,diz Débora Oliveira, jovem integrante da equipe do TV RURAL.

Renata Morais, integrante da equipe TV RURAL e moradora da Comunidade de Santa disse que “foi uma experiência nova na nossa comunidade e conseguiu atingir o seu objetivo que é justamente provocar uma reflexão. Ultrapassou as expectativas com relação a aceitação da comunidade, que gostou muito e também com relação a dança que foi algo meio que improvisado e ficou lindo e muito divertido com a participação de todos.”

Vendo ao filme

 Projeção na parede - ficou muito boa!!!

 

Exibições: 97

Responder esta

Respostas a este tópico

foi bom demais o TV RURAL em santa rosa...apaixonei...o projeto esta sendo um sucesso aqui em francis...

além de reunir as pessoas...trocar uma ideia bacana, estamos contribuindo para o nosso resgate cultural...ao fazer o TV RURAL nas comunidades eles organizam algo para apresentar tanto para a própria comunidade como para nós da equipe também... experiência incrivel...

Ei Deivison...tanto o TV DE RUA e o TV RURAL são  projetos de fácil implantação...é necessário uma parceria para conseguir os materiais emprestados...mas o grupo pode ir mobilizando alguma forma de conseguir recursos para adquirir os próprios equipamentos...e é o que já estamos fazendo aqui em Francis...quando vcs fizerem o primeiro TV DE RUA, vc vai ver como o pessoal vai gostar, não da tanto trabalho...e assim vcs conseguirão fazer coisas bem legais com a população...

Deivson Vieira de Abreu disse:

Que bom pessoas....

Parabens a todos vocês e a todo o pessoal aí de Franciscópolis e Santa Rosa pelo evento...Infelizmente aqui em Catuji ainda não conseguimos realizar um evento desse porte...com as características e objetivos semelhantes...Por aqui as pessoas são bastante desanimadas e falta apoio para a realização de atividades como essa.

Tão logo consigamos, pretendemos reaalizar eventos desse tipo por aqui,mas, enquanto não conseguimos, vamos aprendendo com vocês.

Boa sorte a todos.

Deivson.  

Muito legal !!

 Aki em Mata Verde fizemos e deu muito certo o pessoal gostou bastante é uma ótima forma de reunir pessoas  e levar informações , reflexões!!

 Já estamos vendo a possibilidade de fazer o tv de rua na zona rura!!

 Parabéns Franciscópolis e Neltinha!!

Abraços!

Parabéns Nelta pela Iniciativa!!!

 

Da pra ver que o TV Rural e um Sucesso!!!

 

grande abraço,

 

Bruno

 

Ei Miriã,

 

Parabéns pela iniciativa de realizar o TV de Rua ou Tv Rural em Mata Verde.

E sempre bom exibir vídeos que nos façam refletir

 

Depois poste fotos e notícias do evento de vcs

 

abraços,

 

Bruno

 

Depois poste noticias sobre o tV de Rua ou Tv rual que vcs fizeram.

 

miriã santos salomão disse:

Muito legal !!

 Aki em Mata Verde fizemos e deu muito certo o pessoal gostou bastante é uma ótima forma de reunir pessoas  e levar informações , reflexões!!

 Já estamos vendo a possibilidade de fazer o tv de rua na zona rura!!

 Parabéns Franciscópolis e Neltinha!!

Abraços!


Em breve postarei sim !!!

Abraços

Neltinha, achei muito legal a TV RURAL! No caso de Santa Rosa, adorei a coisa do VILÃO e da pipoca com chá de amendoim!

Parabéns demais pela iniciativa!

 

Beijo,

 

Carol

Pois é galera... que legal!!! Sou de Santa Rosa e integrante da equipe do "TV de Rua e Rural" de Franciscópolis e digo que a iniciativa é uma estratégia inovadora para resgate cultural. Por exemplo, minha comunidade, Santa Rosa, recebeu a equipe do "TV Rural" com comidas típicas e com o vilão, dança tradicional da comunidade. Houve uma aceitabilidade tanto dos visitantes quanto dos próprios moradores da comunidade... E é isso aí... Parabéns para  a equipe do "TV Rural" .

Muito massa, pessoal!

Vontade que me deu de ver um TV de Rua tomando o chá de amendoim, que até hj não provei!

Fico muito contente de ver todos vocês se movimentando!

Parabéns!

 

Eu tive o prazer de participar do TV Rural em Santa Rosa, foi maravalhiso, muito divertido. São iniciativa que devem ser práticadas sempre, é uma forma de interagir com os comunidades rurais, levando através de filmes mensagens que podem mudar uma vida.

Nota 10. Não esta pouco. Nota 100. Ainda está pouco. Nota 1000. Acho que não nota que represente  o TV rural.

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço