Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade -Etapa Vale do Jequi/ Mucuri (Araçuaí 09/09)

A definição de estratégias para superação da pobreza extrema só será alcançada por meio do desenvolvimento econômico seja em Araçuaí, na região do Vale do Jequitinhonha, como em todo o Estado de Minas, Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, na abertura do evento nesta sexta-feira (9) no Colégio Nazaré, no centro de Araçuaí. Ao todo serão realizados 12 encontros regionais em todo o Estado com uma etapa final nos dias 24, 25 e 26 de outubro na Assembléia Legislativa. 

O objetivo dos encontros o de discutir estratégias para que Minas Gerais possa ter um desenvolvimento mais equilibrado que reduza a diferença econômica entre as regiões, as pessoas e, principalmente, atendendo o plano Brasil Sem Miséria.

Em Minas mais de 900 mil pessoas estão em situação de pobreza extrema com salário abaixo de 70 reais por mês. Mas as contradições são muitas. Enquanto no Triângulo Mineiro o PIB per capita chega a 21 mil reais, no Vale do Jequitinhonha não passa de cinco mil reais.

A região representa, 5% da população do Estado, mas 1,9% do PIB mineiro. Boa parte da população não teve estudo, é semi ou analfabeta, jovens que deixaram o ensino médio, agricultores que não têm apoio técnico ou, às vezes, no caso do semi-árido mineiro não têm acesso à água seja para o consumo humano, criação ou produção. “São quase um milhão de mineiros em situação indigna e praticamente metade está na zona rural”.

O encontro no Vale do Jequitinhonha assume importância em função de seu povo, que é trabalhador, sério, com uma vocação cultural e agrofamiliar muito grande. Aliado a iniciativas importantes já em curso do Instituto Tecnológico, da Universidade Federal do Jequitinhonha e do Mucuri, das obras de asfaltamento entre municípios. Mas que por outro lado convive com indicadores preocupantes como a mortalidade infantil, a falta de acesso a água em diversas comunidades, além do nível de repetência escolar muito grande. 

Apesar das dificuldades, os representantes do Vale do Jequitinhonha  sinalizaram otimismo nos debates com a possibilidade da implementação de ações que promovam o desenvolvimento na região. Nas propostas da população e, entre as principais, do grupo de desenvolvimento social se destacaram  a universalização do Piso Mineiro de Assistência Social até 2012, ampliando o seu valor a partir de 2013, tendo como parâmetros os valores dos repasses do piso oriundos do Fundo Nacional de Assistência Social, priorizando os municípios com alta incidência de pobreza, fortalecimento das Escolas Família Agrícola - EFAs – do Estado através de financiamentos específicos que garantam infraestrutura e tecnologias destinadas a formação dos jovens além da qualificação profissional dos seus recursos humanos e produção da articulação em rede entre as EFAs e contratação de equipe multidisciplinar em número suficiente  pela Secretaria Estadual de Educação, visando ao planejamento e a execução de ações de formação da cidadania e inclusão social.  Do grupo de desenvolvimento econômico foi aprovada a implantação de sistema de abastecimento de água para o consumo humano e produção alimentar nas comunidades rurais do Jequitinhonha prioritariamente aquelas com menos de 200 habitantes. Foram eleitos 20 representantes do Vale para a etapa estadual do seminário, dentre eles 12 da sociedade civil e 8 do Poder Público, dentre eles esse que vos escreve!!

Exibições: 70

Responder esta

Respostas a este tópico

Ôh, Marcus, não foi aprovada nenhuma proposta específica para as mulheres, para os negros e negras e para as juventudes?

Aqui em BH, no Seminário em Neves, o plano pré-elaborado não os contemplava. Não fiquei o evento inteiro, portanto não sei se houve avanços nesse sentido.... Houve?

Muito bacana essa matéria... É muito importante essa discussão entre os municípios do semiárido mineiro! Estabelecer esse diálogo e juntos pensarem alternativas específicas para o semiárido e que realmente possam melhorar a qualidade de vida das pessoas... Parabéns pelo evento... é um grande passo!!!

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço