Selo UNICEF em Minas lança série especial sobre Orçamento Público

O que é Orçamento Público? O que isso tem a ver comigo?

Pode não parecer, mas muitas pessoas têm dúvidas ou desconhecem como as prefeituras investem os recursos públicos nos municípios. A falta de informações sobre este assunto compromete a participação popular no processo democrático e, consequentemente, impacta no desenvolvimento de iniciativas que contribuam para a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes do Semiárido mineiro.

Acreditando na importância de se compreender o Orçamento Público, já que é a partir dele que as prefeituras definem as ações que serão executadas nos municípios, o Selo UNICEF lança a série especial Incidência no Orçamento Público. Nesta perspectiva, serão disponibilizados semanalmente no site do Selo conteúdos para orientar as pessoas como incidir nas políticas públicas, principalmente aqueles profissionais que trabalham pela garantia dos direitos das meninas e meninos.

Nesta semana você terá acesso a informações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O texto explica as funções deste documento, aponta seus impactos nos municípios e mostra como a população pode participar do processo de elaboração desta lei. Clique aqui e confira este conteúdo.

“Para alterar a realidade dos municípios, a população precisa entender o Orçamento Público e monitorá-lo. Existem momentos de participação muito importantes, que são primordiais para garantir recursos que possam melhorar a vida dos cidadãos e assegurar o desenvolvimento de políticas públicas na área da infância e adolescência”, afirma a coordenadora do Programa Novas Alianças, Simone Guabiroba. A iniciativa executada pela Oficina de Imagens tem atuado em municípios de Minas Gerais, Maranhão e Pará, no sentido de fortalecer as políticas públicas direcionadas às crianças e aos adolescentes, a partir da análise e da incidência na lei orçamentária municipal. Baseada nessa experiência, Simone explica que o orçamento reflete o posicionamento das
prefeituras em relação aos investimentos feitos nas cidades.

A coordenadora ressalta ainda que a população adquire mais clareza sobre as transformações realizadas nos municípios, ao entender como funciona a elaboração e a execução do Orçamento Público. “É preciso quebrar o preconceito de que o Orçamento é direcionado às pessoas especializadas ou aos técnicos das prefeituras. Qualquer cidadão pode compreender como é feito e executado o processo orçamentário”, destaca. Simone também argumenta que é necessário melhorar o acesso às informações sobre as leis orçamentárias, para que dessa maneira as pessoas tomem conhecimento sobre as audiências e se envolvam cada vez mais com os momentos de participação popular durante o ciclo orçamentário.

Jovem Comunicador, acompanhe o conteúdo da série Incidência no Orçamento Público no site do Selo e compartilhe com a população do seu município estas informações, incentivando a participação social.

Exibições: 91

Responder esta

Respostas a este tópico

Muito legal..

Vou repassar o conteúdo para o Grupo de Jovens Protagonistas de PEdra Azul.

Realmente, a falta de conhecimento por parte da população sobre o orçamento público é algo preocupante nas cidades do Semiárido. Uma coisa é fato: Não tem como vc monitorar, ou participar de algo que você não conhece.

Parabéns Oficina de Imagens.!!

Que iniciativas como esta se espalhe e propicie uma maior participação da população no orçamento público.

muito bom mesmu!!!

aki em Mata Verde já estamos programando uma palestra para a jovens sobre o assunto !!!

Fico muito feliz que vocês estejam acompanhando e gostando do material. Parabéns pelas iniciativas de repassarem o conteúdo para outras pessoas dos municípios, a ideia é justamente esta. Quanto mais gente informada, mais gente participando.

Aproveitando a oportunidade, informo que já está disponível a II Parte do material. Nesta semana, será abordado o que é e como funciona o Ciclo Orçamentário, acessem:Série especial: Incidência no Orçamento Público - Parte II


Um grande abraço a tod@s.

Olá galera da Rede de Jovens,

 

Já está disponível mais um conteúdo da série especial Incidência no Orçamento Público.

Não deixem de conferir.

Segue o link: Série especial: Incidência no Orçamento Público - Parte III

Abraço a tod@s.

Olá Jordânia, iniciativa bacana essa do Selo UNICEF. Creio que orçamento público como as palavras dizem por se só é público sendo assim e dever de todo cidadão está por dentro do funcionamento do mesmo, pois é ele que vai ditar o que é prioridade no município se é a saúde ou a publicidade do prefeito. E fácil entender o Orçamento? Seria irônico de a minha parte dizer que sim, sendo que a própria constituição que deveria ser a bíblia do brasileiro tem artigos incompreensíveis. Mas, cabem as pessoas que tem alguma informação sobre o assunto repassá-la, pois, só assim acontecerá de fato a participação da comunidade. Eu não vejo a hora de voltar a Padre Paraíso para multiplicar o que aprende no curso promovido pela ONG Oficina de imagem e Novas Alianças, sobre orçamento público, quero que galera domine esse mecanismo, pois, meu sonho é ver meu município desenvolvendo através do conhecimento adquirido pela própria população.

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço