Oficina de Mídia Tática promove intervenção no FESTIVALE

 

Por Neltinha Oliveira, Rafael Santos e Renata Morais

Mídia Tática é uma das oficinas ministradas pela ONG Oficina de Imagens dentro do 29º FESTIVALE, que acontece na cidade de Jequitinhonha.

Carolina Abreu, que atualmente faz mestrado em Comunicação Social, é quem ministra essa oficina. Segundo ela, "Mídia Tática é uma estratégia de comunicação que tem como objetivo provocar reflexão sobre problemas do dia a dia, através de ações com custo barato que causam estranhamento."

No dia 27 de Julho os participantes da Mídia Tática fizeram uma intervenção na praça de eventos do FESTIVALE. Com poustites, papeizinhos de recados, moldaram as formas de um violão e duas máscaras fixadas numa parede. Carolina afirmou que "as pessoas ficaram curiosas e  se interessaram em ver o que estava acontecendo durante a confecção do mural". Em menos de um dia, os papéis foram quase todos preenchidos pelo público do festival.

Nino Aras, músico da cidade de Diamantina, disse que a ideia da intervenção com os poustites foi muito boa. "É um espaço onde as pessoas podem expressar suas opiniões e fortalecer a infra-estrutura." 

Alana Dias Gonçalves, participante da oficina e da cidade de Joaíma, optou por mídia tática porque faz Serviço Social e pode utilizar formas de intervenções  divertidas para tentar resolver problemas do dia a dia.

 

Exibições: 711

Responder esta

Respostas a este tópico

Eba! Adorei a notinha! :)

A oficina de Mídia Tática foi muito legal mesmo! Os participantes da oficina não falam em outra coisa...

E a intervenção com post it foi sucesso total... Já não tinha espaço para mais recadinhos!

Ei Carol!!! Gostaria mesmo de parabenizá-la pela oficina de mídia tática...foi muito legal ver o pessoal empolgado com a oficina...e com as intervenções...muito massa...

"Sou Viciado em Cultura"...

Neltinha, também curti demais! Voltei pra casa com duas camisetas "Sou viciado em cultura" na mão e muitas ideias para intervenções futuras na cabeça. A turma foi mesmo ótima!

Mas parabéns também pra turma de animadores, né! Só nessas primeiras notinhas, a rede já vai dando uma movimentada!

OiCarol. Nós também aprendemos um pouco com a oficina de Mídia Tática e vamos usar algumas idéias de intervenção aqui em Franciscópolis...E com relação à rede, nossa missão agora é fazê-la bombar e mostrar o seu diferencial...

A criatividade é a alma da mídia tática. Amei a ideia dos poustites, ficou muito legal.

O pessoal arrasou nas intervenções.

Também "Sou viciada em Cultura."

isso mesmo Renatinha!!! Vamos sim trazer essa ideia das intervenções pra Franciscópolis...já até temos algumas em mente...bom demais...

Renata Morais disse:
OiCarol. Nós também aprendemos um pouco com a oficina de Mídia Tática e vamos usar algumas idéias de intervenção aqui em Franciscópolis...E com relação à rede, nossa missão agora é fazê-la bombar e mostrar o seu diferencial...
As intervenções foram ótimas...adorei as frases saindo de dentro dos canos nas ruas de jequitinhonha...e a dos poustites tambem...tive a oportunidade de registrar a presença de Franciscópolis no FESTIVALE...uuuuruuuu...e divulgar a rede também...rsrs...

Verany Luziana disse:

A criatividade é a alma da mídia tática. Amei a ideia dos poustites, ficou muito legal.

O pessoal arrasou nas intervenções.

Também "Sou viciada em Cultura."

MIDIA TATICA foi uma oficina muito bacana...agradecer muito a Carol pelas dicas, atenção e carinho, e pedir desculpa...por nao estar tao ativo na oficina...mas tive q deixar os nossos jovenzinhos da Ksa da Juventude/Itaobim participar mais (Keylla, Cleisson, Tailane)...e graças q Deus tbm...eles foram bem participativos...
Quê isso, Nowblack! Você era o artista da turma!
Oi Renata,
A mídia tática é o melhor recurso para o pessoal usar todo o potencial de criatividade, que todos temos é claro. Alguns se encontram inativos, talvez por que não encontraram ainda um motivo para ativar, mas, com certeza, agora muitas pessoas vão usar desse recurso simples e barato, para divulgar, convidar ou conscientizar o público sobre algo importante. Exemplo: Convidar mais jovens para participar da Rede. Eu já estou procurando uma forma para convidar o pessoal de São João Del-Rei e Padre Paraíso para participar.

Achei muito legal o trabalho da Oficina dentro do FESTIVALE... O do pessoal que participou da oficina foram bem criativos ao desenvolver as intervenções. VAmos utilizar destes recursos aqui em Pedra Azul Tbm!

 

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço