Juventude que faz bonito, defende seus direitos

 

 

Olá pessoal tudo na paz,
segue  abaixo, um texto para lhe ajudar nas ações do dia 18 de maio com dicas  de como podemos fazer bonito e proteger nosso direitos.
Abraços e mande noticias, e reenvie aos seus amigos. 
 

Mais um 18 de Maio se aproxima. É hora de fazer bonito, é hora de aproximarmos e juntos dar um grito contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O dia 18 DE MAIO foi criado pela Lei Federal 9.970/00, como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, em Vitória–ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”.  Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.

  As vezes temos dificuldades de  falar disso, mas podemos ter atitudes simples para ajudar na luta contra essa violação de diretos. Por exemplo, podemos fazer um bate papo na escola com a nossa turma, ou mesmo envolver toda  a escola nesse movimento, fazer uma passeata para chamar a atenção das pessoas na sua cidade, realizar debates com pessoas que trabalham esse tema, assistir a  filmes que tratam desse tipo de violência ou mesmo dialogar com a sua própria família.  Precisamos deixar claro para toda a sociedade que crianças e adolescentes tem direito a desenvolver sua sexualidade de forma segura e protegida, e que o seu corpo precisa ser respeitado..  E se acontecer qualquer forma de violência sexual existe caminhos que os pais, responsáveis ou as próprias crianças e adolescentes podem procurar, por exemplo, o conselho tutelar, as delegacias, o juizado da infância e juventude ou mesmo pegar um telefone e discar o numero 100 que é um disque denuncia nacional  para combater qualquer violência, inclusive a sexual. É importante destacar que a ligação é gratuita e você não precisa se identificar. Outra atitude que pode ser feita é a de apoio a campanha, e também se juntar a rede de combate da violência sexual de sua cidade, como também de outras ações de defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

            Nós adolescentes e jovens que participamos do Comitê Nacional de Enfrentamento á violência sexual contra criança e adolescentes, queremos que você venha somar forças, para dar um basta nessa situação que desrespeita e machuca tantas crianças e adolescentes do nosso país, por isso convidamos você, adolescentes e jovens, a defender seus direitos e fazer Bonito.

Participe uma atitude sua pode mudar a historia de uma vida,

Faça bonito

Proteja nossas crianças e adolescentes! 

Para mais informações acesse o site do comitê nacional, www.comitenacional.org.br  ou mande um e-mail para  juventudecomite@gmail.com

 

Exibições: 547

Responder esta

Respostas a este tópico

É isso aí gente aqui Itaobim estamos trabalhando muito não só nesta data...mas nela convidamos a população para uma reflexão, dentre as ações estão as produções do NAVI que estão nos nossos vídeos aqui na rede...abraços luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes!!!
É isso mesmo Rodrigo TODOS pelos direitos. Mas acontece que os proprios garotos ñ dão valor aos direitos então fica dificil. E por isso muitos aproveitam deles, através do abuso sexual, exploração e etc. Agora mesmo inventaram o denominado "toque de recolher" afetando um enorme direito. O direito de ir e vir.
Será que isso é certo?

Boa discussão Rodrigo!
eu vejo isso falta de dialogo dos pais com suas crianças.
essas pessoas que comete esse crime elas não chega de uma vez eles fica cativando as crianças dando balas e outras coisas, então os pais já tem que ensinar suas crianças afastar dessas pessoas que vim com essas ideias, ensinando as crianças ela vai saber afastar dessas pessoas.
mais tenho uns causo que é diferente, eu assistindo um jornal em uma rede de televisão, um homem estrupou uma crianças sindromedidal esses causo já é um pouco complicado. não é?
tenha vario caminha para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. tem que ter pessoas a disposição para fazer isso!!!!
bora lá pessoal,mas vamos por partes como diria Jack rsrsrs

bem em relação a galera não se liga que tem direitos, na verdade muitas pessoas não tem essa consiencia, que podemos desenvolver a nossao sexualidade de modo seguro e protegito, pois só qndo esse garot@s ficam por dentro é que tem como combater e se auto protejer.

e nós mesmo podemos dar essa idéia pra garotas e pro garotos.. por exemplo batendo um papo e informa dos direitos e tmb os canais de denunica que é o conselho tutelar e o disque 100. pois aí a galera se liga e se auto proteje...

Sei que não é facio levar essa discussão, mas agente tem que começar a falar da sexualidade, dos prazeres, dos desejos sem muito "grilo"e temso que abrir esse dialog em ksa, na familia, pois a familia tmb são pessoas importante para nos ajudar a resolver os problemas inclusive esse, sei que agenet fica meio sem jeito pra falar a familia sobre o universo da sexualidade, mas alguem tem que iniciar a conversa, pra depois ir ficandomais facio conversar sobre.

so mais duas coisinhas..

agente não pode aceitar o tque de recolher, pois a crinça o adolescentes e os jovens tem direito a convivencia comunitaria, e a rua como muitos pesam não é lugar só para coisa ruins, tem coisa boa que agente tem como aprender na rua, é de la que fazemos muitas amizades gostosas e legais, pois não podemos aceitar o toque de recolher, temos que movimentar a galara da comunidade, do nosso municipio e entra com uam ação publica contra o essa decisão, pois não é assim que vamos resolver o problema, trancando as pessoas dentros de casa, e as pessoas são livres para ir e vir e esse e´um direito conquistado em varios documentos que o brasil assinou. temos que fazer valer esse direito.


bem pra terminar acho que ja falei demais rsrsrs

a mída tem feito muitas materias sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, isso de uam certa forma é bom por que não é que os casous vem aumentando... as pessoas é que estaõ mia informadas que isso é uam violação de direitos.... e que o medo da denúncia tem diminuido....

so que não podemos é aceitar que essa crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violado seja expostas na midia, pois agente perceber que uam forma de revitimizar, ou seja, fazer com que essa crinaças reviva a dor e todo o sentimento ruim da violencia sexual..

é isso galera vamso que vamos e no que eu puder ajudar com informações é so mandar

abraços
e desculpe o post tão grande rsrsrs
É. Pra começar, o diálogo! Pra que os jovens e crianças possam conhecer os seus direitos, eles, primeiramente, precisam ser apresentados a eles e, é claro, precisam ter a liberdade para falar sobre eles.
Concordo com o Rodrigo, qdo diz que um dos caminhos para combater a exploração sexual é falar com família sobre questões básicas de sexualidade. Dialogar é instruir. É, por isso, que o que fazemos aqui na rede é tão importante.

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço