Fundo Cristão: Integração cultural é tema do 6º Seminário “CASINHAS DE CULTURA”O Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil realiza o 6º Seminário Casinhas de Cultura. Situada no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas e distante 54 km de Araçuaí, a cidade de Jenipapo de Minas foi escolhida para sediar o evento. 

A Associação Jenipapense de Assistência à Infância (Ajenai) – uma das 21 organizações parceiras do Fundo Cristão situada no Vale do Jequitinhonha – vai coordenar os trabalhos e prestar o apoio necessário para a realização do Seminário. Integração, lazer, manifestações religiosas e culturais e oportunidades para jovens de comunidades de baixa renda se manifestarem no espaço Casinhas de Cultura. 
 
O Projeto Casinhas de Cultura vem se tornando a grande oportunidade de convivência e integração de jovens e adultos de localidades que não dispõem de opções para exercer atividades culturais e de interação. O sucesso das Casinhas de Cultura fomentam a criação de mais espaços e a diversificação das atividades para abranger mais comunidades do Vale do Jequitinhonha. Estes são alguns dos temas a serem discutidos no evento. O mote central do evento será a integração cultural. 

Os organizadores trabalham para preservar e estimular a prática da cultura local e promover o intercâmbio cultural e social das comunidades. A aproximação de jovens de várias localidades da região transforma o espaço num centro de convivência e de interação constantes para promover a integração e oferecer a oportunidade para os moradores se aproximar mais e exercerem a cidadania. Cientes desta realidade, parceiros, governo, iniciativa privada e a sociedade civil organizada vão participar do Seminário para discutir novas ideias para o Projeto Casinhas de Cultura. 

O 6º Seminário Casinhas de Cultura vai debater a criação de mais espaços, como os das Casinhas de Cultura, para incluir comunidades no projeto e diversificar atividades. A proposta é que também haja uma interação de instituições da sociedade civil, coordenadores, educadores sociais, brincantes, voluntários amigos das Casinhas, diretores e representantes das comunidades onde o trabalho é desenvolvido. 
As ONGs ligadas à área cultural e os gestores municipais de 21 municípios que representam a região do Vale do Jequitinhonha e semiárido mineiro também participam do Seminário. Temas relacionados à socialização e à oferta de oportunidades para jovens da região também serão discutidos no evento. Com o trabalho e o acompanhamento das atividades, torna-se possível desenvolver habilidades e interagir com os demais, promovendo a inclusão social e melhorando a qualidade de vida das comunidades da região. 

SOBRE O PROJETO CASINHAS DE CULTURA
O Projeto Casinhas de Cultura foi desenvolvido pelo Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil para oferecer oportunidades de integração, lazer e de manifestações culturais da região praticadas por crianças e jovens do Vale do Jequitinhonha. 

Com recursos do Programa de Apadrinhamento e apoio de outros parceiros – sempre com a participação da organização parceira da localidade onde ocorre o evento – a atuação do Projeto começa no ambiente familiar, promovendo a união e o fortalecimento das relações entre pais e filhos. Com a conquista da harmonia familiar, a equipe cria meios para melhorar a autoestima dessas famílias em comunidade. 

A atividade cultural é um dos caminhos para cada comunidade se manifestar na relação em grupo e fortalecer sua identidade cultural, exercitando costumes e crenças de cada região. O desenvolvimento de atividades coletivas entre as comunidades intensifica a participação de representantes da região e de outros participantes locais de diversas faixas etárias. 

O trabalho voluntário está sempre presente no decorrer dos trabalhos do Projeto Casinhas de Cultura. Integrantes das comunidades são preparados para atuar como brincantes, educadores sociais, atividades de apoio, dentre outras funções.

Mais informações para apadrinhar uma criança:http://www.apadrinhamento.org.br/

Exibições: 123

Responder esta

Respostas a este tópico

Adoro Projeto das Casinhas de Cultura, acho uma iniciativa muito legal, apesar de ter indo poucas vezes tenho certeza que elas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e adolescentes que participam dos projetos.

Teve bom o Seminário!!!!
Nossa, me encantei com esse projeto, lindo mesmo, uma abraço a todos meus amigos de "Jenipapim".
O Projeto das Casinhas de Cultura é muito bonito, uma vez que tarabalha na preservação e fortalecimento da identidade cultural, além de aproximar e fortalecer o vínculo entre as pessoas de diferentes faixa etária. Tá aí um ótimo projeto que devemos articular no nosso vale, o Vale do Mucuri...
Que bacana esse projeto...Parabéns...

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço