"Educar os jovens para a Justiça e para a Paz". Isto é o tema de Dia Mundial da Paz 2012 no primeiro dia do ano civil (1 de janeiro)

O Dia Mundial da Paz, inicialmente chamado simplesmente de Dia da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI, com uma mensagem datada do dia 8 de dezembro de 1967, para que o primeiro fosse celebrado sempre no primeiro dia do ano civil, a partir de 1968, coisa que acontece até hoje.

Dizia o Papa Paulo VI em sua primeira mensagem para este dia: "Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar o Dia da Paz, em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, 1 de Janeiro de 1968. Desejaríamos que depois, cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro".

A proposta de dedicar à Paz o primeiro dia do novo ano não tem a pretensão de ser qualificada como exclusivamente religiosa ou católica. Antes, seria para desejar que ela encontrasse a adesão de todos os verdadeiros amigos da Paz, como se se tratasse de uma iniciativa sua própria ; que ela se exprimisse livremente, por todos aqueles modos que mais estivessem a caráter e mais de acordo com a índole particular de quantos avaliam bem, como é bela e importante ao mesmo tempo, a consonância de todas as vozes do mundo, consonância na harmonia, feita da variedade da humanidade moderna, no exaltar este bem primário que é a Paz.

Completava ainda o Papa Paulo VI: "A Igreja católica, com intenção de servir e de dar exemplo, pretende simplesmente lançar a idéia, com a esperança de que ela venha não só a receber o mais amplo consenso no mundo civil, mas que também encontre por toda a parte muitos promotores, a um tempo avisados e audazes, para poderem imprimir ao Dia da Paz, a celebrar-se nas calendas de cada novo ano, caráter sincero e forte, de uma humanidade consciente e liberta dos seus tristes e fatais conflitos bélicos, que quer dar à história do mundo um devir mais feliz, ordenado e civil".

  O que é a Educaçao? O que é a neccessidade de jovem? O Papa Bento XVI pensa que é necessaria a verdade e a liberdade para ajudar a perssoa a crescer.

O que voces pensam?

Exibições: 77

Responder esta

Respostas a este tópico

Acho uma ideia interessante de ter o Dia da Paz! Mas não que isso irá resolver o problema da falta de Paz! Deve-se pensar em ações mais concretas, ações que realmente interfiram no problema... Como por exemplo pensar em uma educação de qualidade de acesso a todas as pessoas...

As igrejas tem muito a contribuir para uma política de paz e de educação melhor para o mundo! Mas raramente vejo isso acontecendo! Essa religião contemplativa que não interage com a sociedade e seus problemas no sentido de ser mais uma parceria para a solução, não passa de mais uma entidade que não concorda com a desigualdade social e violência apenas nos "discursos". É preciso ação, envolver, mostrar a "cara" a favor dessa luta...

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço