A Biquinha é uma nascente que nasce ao sul da Bela Vista na cidade de Padre Paraíso, esse nome popular é devido que há muitos anos,  a água que descia dela era utilizada em uma bica a onde muitas pessoas iam se divertir e banhar.

¨Ela existe desde fundação da cidade,  antes  da Copasa ter chegado, a população  toda era abastecida, era utilizado um chafariz para fazer a distribuição da água na rua Araçuaí, os moradores buscavam água com baldes,potes e latas¨.Diz Aldair Barbosa, moradora da cidade .Quem toma água da Biquinha não passa da igrejinha.(Dito popular)

                       No Lado esquerdo da foto é a onde fica a nascente¨Biquinha¨.

Hoje ela responsável pelo abastecimento de 150 casas da Bela Vista, mas o nível da água está cada vez menor devido as queimadas e aos desmatamentos que estão ocorrendo ao seu redor.

"Se a gente não da valor o que tem, ninguém vem de fora para dar, estamos lutando para que o fogo não queime as plantas novas que plantamos com objetivo de preserva a nascente". Segundo Zé Prego, morador e responsável pela Biquinha.

O que fazer para conscientizar a população que devemos cuidar dos nossos bens naturais?Já que eles são na grande maioria responsáveis pela nossa sobrevivência. Quais são as políticas públicas voltadas para a área ambiental? Na sua cidade há alguma área que está sendo abandonada e poderá trazer sérias conseqüências futuras? O que você como jovem pode fazer para mudar essa realidade?

Vamos juntos tentar analisar, entender e responder como está sendo aplicado o recurso na área ambiental na nossa cidade, pois só assim poderemos combrar para que os investimentos sejam em lugares que realmente há necessidades.

Exibições: 185

Responder esta

Respostas a este tópico

Bacana essa conscientização!
Como está o envolvimento da população em prol dessa causa?
aqui também tem uma biquinha e é um dos poucos corredores de agua não poluídos em Carbonita.
vamos cuidar da sua agora
Oi Drica, aqui estamos fazendo o possível para mostrar para os próprios moradores a importância de preservar nossas nascentes já que temos o privilégio de ser uma das cidades do Vale do Jequitinhonha onde tem maior número de nascentes. As escolas estão repassando para seus alunos com o intuito deles repassarem para seus familiares o que desmatamento está gerando já que essa nascente leva água para muitas pessoas, estão também escrevendo projetos, para plantar várias árvores ao seu redor para que não aconteça erosões no terreno que pode levar uma outra conseqüência. A intenção na verdade é convidar as pessoas a fazer uma reflexão, que discutir os impactos ambientais não é apenas saber que as geleiras estão derretendo, que estão derrubando muitas árvores na Amazona entre outras coisas distantes e sim que na nossa cidade estão acontecendo coisas catastróficas com desaparecimento de espécie raras, nascentes secando e entre outras que de alguma forma podemos tentar mudar a realidade antes que seja tarde.

Drica disse:
Bacana essa conscientização!
Como está o envolvimento da população em prol dessa causa?

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço