Por Gabriel Bispo, Glaubert Gomes, Lucas Lopes, Neltinha Oliveira e Will Santos - Acessoria de Comunicação do 30º FESTIVALE

 

“Qual o FESTIVALE a gente tinha, qual o FESTIVALE a gente tem e qual o FESTIVALE a gente pretende alcançar?”, Jardel Mendes.

 

“Vale, Vida, Verde, Versos e Viola” é o slogan do FESTIVALE  – FESTIVAL DE CULTURA POPULAR DO VALE DO JEQUITINHONHA 2013, que está na sua 30ª edição.

O primeiro FESTIVALE aconteceu na cidade de Itaobim no ano de 1980. Desde então, o festival levanta questões sociais e políticas que remetem diretamente às condições de vida da população regional. Ele é um instrumento de resistência contra a política de destruição da cultura popular e, apesar das dificuldades para a sua produção, resiste ano após ano.

Medina, cidade situada no médio Jequitinhonha, com aproximadamente 21.000 habitantes, é a sede do 30º Festivale que ocorre entre os dias 20 e 26 de janeiro de 2013. A cidade, que permaneceu dez anos sem receber o evento, acolhe, com um verão chuvoso, pessoas vindas de diversas cidades do Vale do Jequitinhonha, de Minas Gerais, do Brasil e do exterior.

Durante os seis dias de evento acontecem feira de artesanatos, mostras teatrais, festival da canção (homenageando, neste ano, Luciano Camargo), noite literária “Adão Ventura”, mostra da cultura popular “Maria Trovão” e shows com artistas renomados do Vale do Jequitinhonha.

Jardel Mendes, agente cultural da cidade de Medina e colaborador da comissão organizadora, afirma que a expectativa para o FESTIVALE “é promover uma discussão sobre as conquistas, dificuldades, avanços e potencialidades que o movimento cultural do Vale conquistou, além de fomentar um diálogo sobre a cultura local”. Para ele, é importante pensar “qual FESTIVALE a gente tinha, qual FESTIVALE a gente tem e qual o FESTIVALE a gente pretende alcançar.”

Abel Sicupira, secretário adjunto da FECAJE – Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha, ressalta os desafios para realização do 30º Festivale. Ele lembra do pouco tempo que a comissão organizadora teve para  a produção do evento, em comparação às outras edições do festival,  com consequente prejuízo na mobilização e divulgação do evento. Além disso, Sicupira destaca a questão climática das chuvas do mês de janeiro como fator desfavorável para realização de algumas atividades. Mas ele reforça que o FESTIVALE não é um evento “qualquer”. “Medina está recebendo um Festivale de 30 anos, um evento símbolo de resistência cultural do Brasil”.

Foto: Igreja Matriz Santa Rita de Cássia em Medina

 

Exibições: 105

Responder esta

Respostas a este tópico

Ei Pessoal

A produção de notícias no festivale

A Rede de Jovens esta de parabéns !!!

vamos que vamos,

grande abraço,

Bruno

Muito legal a iniciativa da Rede Jovens em fazer a cobertura jornalística desse evento tão importante para o Vale! Vocês estão mandando muito bem! Abraço do Régis

Bacana meninos! Vou ficar atenta às notícias de vocês! 

Estou na torcida pra que o evento seja muitíssimo bom!

Esta sendo uma experiência incrível participar da cobertura do 30º FESTIVALE... A Rede mais uma vez realizando um belo trabalho...

Espero que todos possam acompanhar as notícias...e por aqui "muito trabalho"!!! Vamo que Vamo!

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço