Por Will Nascimento e Neltinha Oliveira
No dia 22 de Novembro, aconteceu em Montes Claros, na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, um seminário promovido pelo Comitê Gestor Estadual para a Criança e o Adolescente do Semiárido Mineiro abordando o tema Fortalecimento de Gestão Municipal.
O evento contou com representações de diversos setores do poder público e da sociedade civil, ressaltando a presença da Secretária de Desenvolvimento de Assistência Social de Minas Gerais, Ana Lúcia Almeida Gazzola; da subsecretária de Direitos Humanos e presidente do Comitê Gestor, Maria Ceres Pimenta Spínola Castro e da representante do UNICEF, Adriana Alvarenga.
O encontro teve como objetivo apontar ações e prioridades para o trabalho do Comitê em 2011, provocando a discussão e articulação entre os representantes do GovernoEstadual, dos municípios, da sociedade civil organizada, dos adolescentes e jovens. Para que junto então, estabeleçam as diretrizes para a melhoria das políticas públicas para criança e adolescente do Semi-árido.
Uma questão importante que ganhou destaque nas palestras foi a intersetorialidade entre as esferas estadual e municipal e suas secretarias, alem da articulação com a sociedade civil, adolescentes e jovens.
A Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro foi representada pelos correspondentes regionais Neltinha Oliveira, Júnior Vieira e William Nascimento (Will), além de Bruno Vilela da Oficina de Imagens.
Na oportunidade foi apresentado o vídeo “Juventude e Participação”, produzido pela Oficina de Imagens, que mostra experiências de protagonismo juvenil na região. Logo após os jovens correspondentes fizeram a apresentação da rede para os participantes do Comitê Gestor e demais presentes.
Ao final do encontro foi aberto um espaço para sugestão de propostas de ações para a atuação do Comitê Gestor nos próximos anos.
Ana Lúcia Gazzola - SEDESE
A Participação da Rede no Seminário
Durante a programação do evento a Rede de Jovens Comunicadores contou com um espaço para apresentação de suas atividades, experiências e resultados frente ao jovem do Semiárido.
A introdução foi feita por Bruno Vilela, da Oficina de Imagens, que contou um breve um histórico da Rede e em seguida, foi exibido o vídeo “Juventude e Participação”.
Gravado nas cidades de Franciscópolis, Pedra Azul, Itaobim, Jequitinhonha e Almenara, o vídeo traz exemplos de participações juvenis nestes municípios e a importância da rede na disseminação de ações de protagonismo na região.
A participação dos jovens correspondentes Neltinha Oliveira, Júnior Vieira e William Nascimento (Will) foi baseada nas colocações sobre suas experiências de engajamento nas políticas públicas locais, na mobilização juvenil e os resultados alcançados neste processo.
Foi ressaltado a importância do trabalho realizado em rede, que consegue envolver muitos jovens através da internet, ultrapassando os limites geográficos. A necessidade de maior abertura para a participação Juvenil nos espaços públicos, e a importância da criação de consciência crítica através da comunicação foram outras questões levantadas pelos jovens.
Durante o levantamento de propostas para o Comitê, os correspondentes também deram sua contribuição. Foram apresentadas, sugestões de formação continuada para os jovens através da arte e da produção audiovisual, visando o despertar da consciência política; A mudança da política de sustentabilidade dos Telecentros Comunitários, de forma que integre Estado, Município e sociedade Civil; Melhor formação para implantação de Conselhos Municipais da Juventude, bem como a divulgação dos mesmos; e a criação de espaços adequados, nos municípios Semiárido, para a reabilitação de adolescentes e jovens infratores.
Ao término das atividades os jovens correspondentes divulgaram o endereço eletrônico da rede e responderam à alguns questionamentos dos participantes.
Jovens Correspondentes
Tags:
Bem-vindo a
Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro
Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.
© 2024 Criado por Oficina de Imagens. Ativado por