A terceira capacitação da edição 2009/2012 do Selo Unicef aconteceu nos dias 23 a 26 de Novembro, em Montes Claros, na Associação Comercial e Industrial –
ACI.
Foram convidados de cada município três representantes: um adolescente, o articulador e um membro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA.
Nos dias 23 e 24 aconteceu a capacitação para os municípios que integram o pólo de Capelinha e nos dias 25 e 26 com os que integram o pólo de Montes Claros.
No dia 23 todos participaram da abertura e da troca de experiências a respeito dos trabalhos dos conselhos municipais da criança e do adolescente e da realização do primeiro fórum comunitário.
À tarde os adolescentes fizeram uma oficina abordando os temas protagonismo juvenil e participação política dos jovens.O oficineiro foi Rodrigo Corrêa, da Oficina de Imagens – BH, auxiliado por Willian Santos e Neltinha Oliveira, Jovens Correspondentes do Semiárido Mineiro.
A oficina dos articuladores e conselheiros foi coordenada por Jordânia Furbino, responsável pelo Selo em Minas Gerais e Jucilene, representante do selo de São Paulo.
No dia 24, adolescentes, articuladores e conselheiros reuniram-se para assistirem a uma apresentação feita por quatro adolescentes e quatro representantes entre articulador e conselheiro, onde falaram, resumidamente, os ensinamentos repassados nas duas oficinas.
Logo após, foi feita a apresentação do vídeo de “Participação Juvenil”, produzido pela Oficina de Imagens em quatro cidades, Almenara, Pedra Azul, Franciscópolis e Itaobim.
Foi aberto um espaço para que os jovens Willian Santos e Neltinha Oliveira palestrassem sobre suas experiências de participação política em seus municípios, Pedra Azul e Franciscópolis, respectivamente, além de discutirem questões relacionadas à juventude de uma forma geral e sobre à importância da Rede de Jovens Comunicadores. Houve uma aceitação muito grande por parte dos participantes com relação à apresentação dos dois jovens.
Em seguida, Jordânia e Jucilene fizeram o fechamento da capacitação e realizaram a entrega dos certificados.
Nos dia 25 e 26 foi realizada a mesma temática dos dias 23 e 24.
Devido a compromissos em sua cidade para organização de um seminário “A criança e o Adolescente frente ao Estado de Direitos”, o jovem Willian Santos não participou das atividades dos dois últimos dias. A Correspondente Amanda Veiga, de Padre Paraíso, foi quem ficou responsável por compartilhar sua trajetória de participação política.
Depois desse segundo momento de capacitação, os municípios tem agora uma grande luta a ser concretizada, que é a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes e a conquista do SELO UNICEF.
Tags:
Bem-vindo a
Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro
Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.
© 2024 Criado por Oficina de Imagens. Ativado por