Franciscópolis recebe pela segunda vez a ação do Ministério Público Itinerante

"É o Ministério Público junto ao cidadão, vivenciando a realidade daqueles que são os destinatários de suas atribuições"

O Ministério Público Itinerante foi lançado no dia 4 de maio de 2010, objetivando um contato mais próximo com os cidadãos, apresentando-lhes os serviços e a forma de atuação do Ministério Público, proporcionando-lhes o conhecimento de seus direitos, bem como a maneira de defendê-los. 


Em cada localidade visitada, uma estrutura com unidade móvel e estandes é montada em locais públicos, como parques e praças. A população pode assistir a palestras, obter orientações e receber atendimento em relação às diversas áreas de atuação do Ministério Público, como direito do consumidor, saúde, meio ambiente, idoso e pessoa com deficiência, crianças e adolescentes. Também são distribuídas cartilhas e outras peças didáticas produzidas pelo órgão. 

Segundo o procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques, "O Ministério Público Itinerante rompe fronteiras, levando informação à sociedade e estimulando a atuação efetiva do MPMG. O projeto tem por objetivo resgatar, na essência, o verdadeiro sentido da Instituição. É o Ministério Público junto ao cidadão, vivenciando a realidade daqueles que são os destinatários de suas atribuições"

Fonte: a href="https://mpitinerante.mpmg.mp.br/o-que-e.php&gt">https://mpitinerante.mpmg.mp.br/o-que-e.php> acesso em: 30 mar. 2016.

A primeira ação do Ministério Público Itinerante em Franciscópolis contou com a participação de todo o município envolvendo, a área urbana e a área rural. O grande sucesso deste trabalho resultou nesta segunda visita do mesmo projeto, que aconteceu no dia 30 de Março de 2016 e, novamente, a participação da sociedade franciscopolitana foi excelente!

As diversas ações ocorreram durante todo o dia e ocupou os espaços da Escola Estadual Maria da Silva, Escola Municipal Vicente Macedo, a quadra municipal de esportes e espaços livres de algumas ruas.

A população teve a oportunidade de acessar inúmeros serviços, por exemplo, correção de documentos, registro civil, carteira de trabalho, carteira de identidade, reservista, orientações de serviços prestados pelo CRAS, Assistência Social, Pastoral da Criança, Conselho Tutelar, Polícia Ambiental, Serviço de Convivência, Secretaria de Saúde, EMATER, Secretaria de Agricultura, Biblioteca Pública José Rodrigues Gomes e entre outros.

Aconteceram também muitas palestras abordando temáticas, como, drogas psicóticas, a importância do direito do voto, conhecendo os direitos das mulheres, mídias sociais, apresentações de hip hop (uma história de vida), direito do consumidor, prefeito por um dia e idoso presente na sociedade.

Foram feitas algumas reuniões públicas com os profissionais da Rede de Proteção à Criança e Adolescente, com os estudantes do Ensino Médio, com Povos e Comunidades Tradicionais, com a Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais e com profissionais da Área da Educação.

Os atendimentos nas tendas e vans envolveram os órgãos da promotoria local, coordenadoria de Defesa dos Direitos da Família, Faculdade de Direito Milton Paiva e RECIVIL – Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais.

Aconteceram também exposições e apresentações culturais, como, exposição de animais empalhados, fotografias da história da educação de Franciscópolis, artesanatos, contação de histórias, empréstimos de livros literários, apresentação da dança da jiboia e o resgate histórica desta dança, com fotografias e registros de entrevistas dos moradores da Comunidade da Lagoa Grande.

Foi organizado também o dia de beleza com corte de cabelo, penteados, manicure e, também, atividades esportivas com pula-pula, voleibol e peteca. A Secretaria de Agricultura juntamente com a EMATER de Franciscópolis fizeram distribuição de mudas de árvores frutíferas e de jardinagem.

Acompanhe abaixo algumas fotos do evento.

Tendas para o atendimento do público

Palestra de abertura com o promotor Vinícius - tema: justiça eleitoral

Palestra sobre o Direito das Mulheres

Reunião Pública sobre Povos e Comunidades Tradicionais

Exposição de Animais empalhados - Polícia Ambiental

Palestra sobre Drogas Psicóticas

Dia de Beleza - Manicure

Dia de Beleza - Corte de Cabelo

Bate papo sobre alcoolismo

Apresentação de Hip Hop - Uma história de vida

Exibições: 285

Responder esta

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço