Projeto Vhiver sem drogas: De jovem para jovem

Por Rafael Santos e Leomax Quaresma

Nos últimos anos, vem aumentando gradativamente o número de jovens que fazem uso de substâncias tóxicas. Além de um problema pessoal e intrafamiliar, esta situação já é visto como um dos principais problemas de Saúde Pública da sociedade moderna. Diante deste quadro, faz-se necessário criar instrumentos de combate e principalmente de prevenção do uso destas substâncias. É nessa perspectiva, que está sendo realizado em Pedra Azul, o projeto VHIVER SEM DROGAS.

    Idealizado pelo Grupo Vhiver, de Belo Horizonte, com o apoio da Secretaria Estadual de Esportes e Juventudes,  O projeto pretende através da metodologia “de jovem para jovem” discutir questões relacionadas á saúde dos jovens (saúde sexual, física e mental), além de criar ações que possam estimular o fomento de debates e fornecer subsídios para as políticas públicas de juventude.

        Para realizar tal ação, foram capacitados 09 jovens do município, participantes de instituições que desenvolvem ações de Mobilização Juvenil, para ministrarem oficinas a cerca do tema nas escolas da rede municipal e estadual de ensino. Com isso, pretende-se difundir uma cultura de conscientização com foco promoção de saúde e prevenção do uso/abuso de álcool, Crack e outras drogas entre adolescentes e jovens.

        Além de Pedra Azul, o projeto será realizado em mais 14 cidades do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri e atenderá cerca de 450 jovens de forma direta.

        “Desenvolvendo o potencial multiplicador dos jovens, O projeto vai conseguir atingir um publico que não foi atingindo em outros projetos, além de agregar a articulação dos grupos juvenis mobilizados, fortalecendo desta forma o movimento juvenil local”, afirma Glaubert Gomes de Souza, 29 anos, coordenador local do Projeto

Exibições: 422

Responder esta

Respostas a este tópico

Sou um dos multiplicadores do Projeto aqui em Pedra Azul. Além de está sendo uma experiência incomparável está podendo levar esse debates para os jovens nas escolas, o Projeto é sem duvida uma oportunidade para fortalecer o movimento juvenil organizado da nossa cidade.

A ONG Vhiver por meio de Thiago Pereira (Coordenador geral do Projeto) tem desenvolvido um trabalho belíssimo em Pedra Azul e que agora começa a se expandir pela região!!

Parabéns pela realização do projeto... Construir esse espaço de discussão e conscientização com a JUVENTUDE é fundamental...

O projeto é idealizador de sonhos, por fortalecer movimentos juvenis e lutar pelo combate, ou melhor, prevenção do aumento do uso de drogas por muitos jovens.

Parabéns pelo tarabalho...

Muito legal o projeto aqui em Pedra Azul e nos vales,pois assim conseguiremos recuperar nossa juventude perdida ou formar uma nova juventude.

A energia que nós jovens tem deve ser aproveitada e direcionadas em novas pespectivas de mudanças,e o primeiro passo é fundamental.Deve-se ainda ter objetivos e metas a serem alcançadas.O primeiro passo já foi dado cabe a cada um a responsabilidade de contribuir com seu tijolo para a construção e crescimento desse movimento.Vejo que o movimento jovem é ferramenta poderosíssima desde que haja unidade e direcionamento.

pessoal a juventude é muito importante por que essas pessoas que futuramente vão tomar conta dos próximos que viram, então vamos cuidar melhor dos jovens, esse é meu recado para os jovens 

Foi o que Eu falei sobre minhas pespectivas tanto para o Projeto VHIVER SEM DROGAS,quantos as outras instituição,espero que com o fortalecimento do movimento juvenil cresça e que sejamos frutos para a nova geração.E que os jovens se junte para uma causa justa e de grande importancia.

 

 

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço