Pelo Pólo da Rede de Franciscópolis

Nos dias 02, 03 e 04 de Julho aconteceu em Franciscópolis uma Oficina de Audiovisual promovida pela ONG de Belo Horizonte, Oficina de Imagens e contou com a participação de doze jovens.

A realização desse trabalho foi proposta da reunião de planejamento dos pólos da Rede, que aconteceu nos dias 12, 13, 14 e 15 de Abril em Franciscópolis.

Link para a matéria completa do evento, http://jovenscomunicadores.ning.com/forum/topics/encontro-de-comuni....

A oficina foi coordenada por Bruno Vilela e Nelson Pombo que explicaram conceitos e técnicas de fotografia e vídeo além de atividades práticas de produção audiovisual e edição usando o software Premiere.

No dia 02, os jovens fizeram uma atividade que reunia imagem e som. Ao produzirem uma foto abordando um tema os grupos deveriam criar um som que interpretasse melhor aquela fotografia. Dando continuidade, foi proposto que os três grupos fotografassem três pontos positivos, três pontos que podem ser melhorados e entrevistassem três pessoas importantes para a cidade.

A questão do lixo e a educação de qualidade foram os temas mais investigados e abordados pelos grupos.

No dia 03, no período da manhã os grupos escolheram três temas para a produção final, sendo estes: Educação e Qualidade, Movimentos da Juventude de Franciscópolis e Migração Jovem. Cada grupo escreveu o history bord e no período da tarde foram feitas as gravações.

O dia 04 foi dedicado para edição. “O processo de edição foi realmente muito trabalhoso, mas valeu a pena. Como também valeu a pena ter faltado de aula para participar da oficina. Foi um conhecimento novo pra minha vida e na escola não temos oportunidade de aprender isso, afirmou Sarah Cristina.

Todo o trabalho produzido pelos jovens foi apresentado à comunidade através do projeto TV de Rua realizado na praça da matriz às 19h00min e houve a exposição dos pôsteres dos participantes da oficina. Ao apresentar o vídeo “Migração Jovem”, Cleibisson Martins, afirmou que essa é uma questão preocupante que afeta muito a nossa cidade e através do vídeo o grupo esta denunciando essa situação.

A jovem, Renata Morais, disse que “a intenção dos pôsteres era mostrar algo diferente. Geralmente em fotografias as pessoas querem sair bem bonitas e no nosso caso a intenção foi fazer careta e isso causou estranhamento.”

O jovem, Welton Leite, que faltou do trabalho para participar da oficina, disse que “foi uma experiência incrível, aprendi muita coisa. Aqui em Franciscópolis esta precisando criar mais oportunidades para a juventude e a oficina trouxe uma expectativa de criar talvez um núcleo jovem de comunicação.”

Exibições: 292

Responder esta

Respostas a este tópico

A oficina foi massa demais!!! A galera curtiu muitoooo!

Foi a primeira vez que tivemos uma oficina de audiovisual aqui em Franciscópolis. Aproveitamos muito essa oportunidade...E agora é dar continuidade...

Vamos trabalhar para montar o nosso núcleo jovem de comunicação também!

Muito obrigada a Oficina de Imagens foi legal demais esse trabalho... E valeu mesmo a galera que participou com a gente... Mostrou que realmente estava querendo aprender....

curtir muito  no modo de aprender editar videos e ao mesmo tempo aborda sobre as questoes do nosso municipio o que falta?, o que pode melhorar?....... 

A oficina foi muito bacana, a galera curtiu bastante. Gerou um aprendizado muito grande, tanto pra quem participou quanto pra quem prestigiou a exposição dos trabalhos realizados.

muito bom as oficinas de audiovisual, em Pedra Azul também aconteceu esta oficina é ótima mas que pena que não dei pra mim todos os dias

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço