Dados de Instituições revelam aumento gradativo da violência

Por Fórum das Juventudes de Pedra Azul

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a Violência é um dos principais problemas de Saúde Pública na Sociedade contemporânea, e vem apresentando aumento significativo nos últimos anos em nosso país. Em Pedra Azul a situação não é diferente das demais regiões. Segundo dados do HEFA ( Hospital Esther Faria de Almeida),no ano de 2011 foram notificados 131 casos de Violência que deram entrada na instituição. No fim de Abril deste ano, este número já chegava a 96, valor igual a todo ano de 2009.

Voltado para o âmbito infanto-juvenil, a situação se revela ainda mais agravante. Dados do Conselho Tutelar apontam o aumento da incidência de casos envolvendo crianças e adolescentes, e na maioria dos casos, suas respectivas famílias. Segundo Thales Saraiva, Sargento da Polícia Militar, na maioria das vezes as ocorrências estão relacionada com o uso de substâncias tóxicas, como álcool e outras drogas.

 

A Violência Doméstica é outro fator que também alerta a Rede de Atenção e Prevenção a Violência. Dos Casos que deram entrada no Hospital Esther Faria de Almeida no mês de Abril, residente do município, 64% dos agredidos era do Sexo Feminino*. Pelos bairros são diversos os relatos dessa ocorrência: “Estava grávida do meu quarto filho e apanhei do inicio ao  fim da gravidez. Foram vários tapas na cara, socos e sem falar das palavras...”, relata um moradora do bairro Getúlio Vargas, 34 anos, vítima de Violência doméstica.

  Este aumento dos tipos de Violência reflete na convivência dos moradores dos bairros periféricos do município, alastrando o clima de insegurança e alterando o cotidiano dos moradores: “Ultimamente não está dando gosto nem de sair à noite e nem de sentar a porta, pois o sossego que tínhamos antes, não temos mais”, afirma a adolescente Aline Gomes, 17 anos, moradora do bairro Getúlio Vargas.

*Fonte: Epideomiologia – Secretaria Municipal de Saúde

Exibições: 206

Responder esta

Respostas a este tópico

Infelizmente a violência é um problema que vem aumentando a cada vez mais em nosso país, a sociedade brasileira entrou no grupo das sociedades mais violentas do mundo!

Não adianta o pais só invadir favelas e morros para reduzir a criminalidade enquanto educação e vários outros problemas não forem resolvidos.

Concordo contigo, Thaís!! Nunca concordei com este sistema de Segurança pública extremamente criativo. Acredito que um das melhores formas de combater a violência é aumentar o acesso da população à serviços públicos de qualidade!

Infelizmente esta é uma realidade que enfrentamos até mesmo em municípios pequenos. Concordo com Thaís e com Will, é preciso dar exemplos de paz e não tentar combater a violência com invasões e agressões.

Violência gera Violência...Gentileza gera Gentileza...

Não somente a juventude deve carregar a responsabilidade de levantar a bandeira da Paz, mas toda a sociedade, toda a política nacional...

A questão da violência abrange todas as diretrizes políticas, saúde, assistência social, educação urbana e do campo, igrejas, movimentos entre outros...

Fico triste em ter que concordar com essa realidade: o aumento da violência...

Onde estamos errando?

A própria corrupção é um exemplo de violência dos direitos...

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço