Boca no Trombone - Fórum das Juventudes de Pedra Azul: O movimento de mãos dadas

 

Por Natália Santos e Laísa Lopes

Criado em 19 de Dezembro 2011 o Boca no Trombone -Fórum das Juventude de Pedra Azul, traz um nova perspectiva para o movimento juvenil Organizado do município.

A instituição reúne três entidades que desenvolvem trabalhos nas áreas da articulação, participação e mobilização juvenil. Visando a socialização das mesmas, o Fórum surgiu para facilitar a troca de experiências, informações, habilidades e recursos entre as entidades representadas pelas Juventudes do município. O Boca no Trombone tem por objetivo ainda, propor e  realizar  ações de comunicação social, formação social, prevenção da saúde, promoção de políticas públicas da saúde, educação, esporte, lazer, cultura e assistência social voltadas para a juventude.

Depois de algum tempo acuados e suprimidos, os grupos juvenis estão aos poucos reativando a “briga” pela inclusão do jovem na formulação de Políticas Públicas. Segundo Glaubert Gomes de Souza, Responsável técnico da Comissão Jovem do Programa Prazer e Paz e um dos líderes do Fórum, O movimento das Juventudes do município de Pedra Azul ou mesmo regional sempre existiu, embora mais potente, organizado e impulsionado pelo movimento cultural nas décadas de 60, 70 e 80, hoje o movimento juvenil atravessa um momento ímpar  ”A faísca da juventude foi novamente lançada e o momento é mais que oportuno para a construção de um novo paradigma de mobilização social das Juventudes em nossa região”, afirma.

Fazem parte do Fórum, a Companhia de Teatro Artvale, a Comissão Jovem do Programa Prazer e Paz e o Grupo Vida de Protagonismo Juvenil. O trabalho das mesmas podem ser conferidas pelo sites: http://ciaartvale.webnode.com.br/ http://www.cededica-vale.com.br/grupo-vida.html

Exibições: 304

Responder esta

Respostas a este tópico

Essa parceria com essas três entidades estar sendo muito importante para o movimento juvenil organizado de Pedra Azul, estão abrindo novas portas para que os jovens participe e fique por dentro do que estar acontecendo em sua cidade, e possa correr atras do que é melhor para ele.

Os movimentos juvenis organizado do Vale, começam a se reorganizar. Fortalecer estes instrumentos de participação juvenil, é importantíssima para o desenvolvimento da região. A partir destas questões, entendemos que somos daqui e precisamos construir o espaço em que queremos construir a nossa vida!!!

Que massa galera!Aqui em Belo Horizonte tem  o Fórum das Juventudes da RMBH e temos realizados algumas ações importantes em busca da garantia dos direitos da Juventude na Cidade. Vamos dialogando, quem sabe não pensamos  uma ação conjunta entre os Fóruns - as trocas de experiencias é que fortalece nossas ações. E para saberem mais, olha o nosso endereço: http://forumdasjuventudes.wordpress.com/.

A Juventude esta de olho....

Saudações a todos!

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço