Blog Casa da Juventude em itaobim Siga o blog e Deixe seu comentario http://projetocasadajuventude.blogspot.com/

A Casa da Juventude desenvolve um programa de atendimento e apoio sócio-familiar fundado em 1997 pela Associação Papa João XXIII, uma entidade italiana com atuação no Brasil.
Está localizada na periferia do município mineiro de Itaobim, Médio Vale do Jequitinhonha. Tendo como proposta central do Projeto a criação de condições para romper o ciclo de abuso e violência vivenciado pelos Adolescentes e jovens da região.
A instituição busca garantir o direito fundamental de proteção e as necessidades básicas da criança e do adolescente, bem como possibilitar às famílias qualificação profissional e condições de trabalho e renda. O trabalho realizado pela Casa é caracterizado, ainda, por apoio e orientação familiar e pela tentativa de articulação com políticas públicas, com a comunidade e com outras entidades do Vale do Jequitinhonha.
Hoje, mais de 500 crianças são beneficiadas pelas atividades desenvolvidas. Que são as ações realizadas para ocupar o tempo ocioso das crianças e adolescentes; qualificação profissional de jovens e pais; proteção direta dos direitos infanto-juvenis; prevenção à exploração sexual e geração de renda para as famílias.
A Casa garante proteção direta, prezando pela integridade física dos jovens, onde se trabalha o bem estar corporal. Essa situação culmina em um avanço na prevenção, que diz respeito à tentativa de se evitar comportamentos indesejáveis, tais como a utilização de drogas e a exploração sexual.
A instituição oferece, ainda, oportunidade para as famílias participantes obterem renda, realizando atividades como a horticultura e o artesanato. 
            Atualmente, a Casa da Juventude atende cerca de 500 crianças e 250 famílias. O trabalho tem o intuito de promover a garantia dos direitos das crianças, adolescentes e familiares por meio das oficinas ocupacionais e profissionalizantes tais como: pintura em tecido, grupo de dança “Arte do Vale”, karatê, capoeira, teatro, cabeleireiro, manicura e pedicura, corte e costura, tecelagem, computação, oficina de auto – estima, produção de bonecas artesanais, e horta comunitária.
Os participantes também recebem apoio psicológico, pedagógico e fazem parte de encontros de formação com o objetivo de resgatar valores culturais,  morais, religiosos e de elevar a auto-estima. Com essa postura, a Casa reconhece novos talentos e procura aperfeiçoá-los. Muitos deles tornam-se monitores da instituição e, por conseguinte, multiplicam os saberes que foram desenvolvidos. Assim, os adolescentes atuam na coordenação de algumas oficinas, como computação e audiovisual onde os adolescentes produzem documentários e prestam serviços de captura e edição de imagem para os programas de governo existentes em nosso município através de uma parceria com a prefeitura municipal. Eles participam das tomadas de decisão e se relacionam diretamente com as crianças e familiares atendidos na entidade, fortalecendo uma das ideologias marcantes da Casa: o protagonismo juvenil.
  O lema da Casa da Juventude simboliza bem a postura da instituição: O aperto de mão que deu certo. Foi somente devido à integração daqueles que se comprometeram com o projeto que a proposta idealizada tem sido cumprida. E os resultados desse trabalho são visíveis: seja na diminuição dos vários tipos de violência que envolvem crianças e adolescentes de Itaobim, seja na alegria daqueles que freqüentam a Casa, o que se nota é a eficácia de um trabalho feito com muita dedicação. 
Atualmente o Projeto está a frente da mobilização em busca do campus da  Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri para a cidade de Itaobim.
Uma das estratégias criadas para manter o projeto foi buscar novas parcerias, como comerciante que fazem doações de alimentos.

E para captação de recurso em parceria com a Cemig iniciamos a campanha. “quem acende uma luz é o primeiro a beneficiar-se da claridade”, onde todos estão trabalhando para captar mais recursos.

Exibições: 185

Responder esta

Respostas a este tópico

Conheço o Trabalho da Casa da Juventude.... Realmente, um trabalho ímpar e referência no Vale para as instituições que trabalham com o Enfrentamento da Vioalção e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Parabéns a toda equipe pelo trabalho desenvolvido...
Mas aqui, acho que faltou o link com o endereço do Blog, não acha??

Muinto obrigado,desculpa.

Will Nascimento disse:

Conheço o Trabalho da Casa da Juventude.... Realmente, um trabalho ímpar e referência no Vale para as instituições que trabalham com o Enfrentamento da Vioalção e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Parabéns a toda equipe pelo trabalho desenvolvido...
Mas aqui, acho que faltou o link com o endereço do Blog, não acha??

O trabalho é bem interessante, e parece melhorar a vida de muitas crianças e adolescentes.

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço