PROJETO MÃES DE MINAS

A vida merece esse cuidado!

VIGIAR, PROTEGER e CUIDAR


      O Projeto Mães de Minas nasceu para cuidar da saúde das gestantes e da vida dos novos mineiros. É um conjunto de ações de saúde para proteger e cuidar da gestante e da criança no primeiro ano de vida. Tendo como objetivo a redução da mortalidade materna e infantil e a identificação e acolhimento de todas as gestantes e crianças;

      O programa se propõe a conhecer e a zelar por cada gestante e criança do nosso Estado. Não basta saber que a gestante e a criança existem, é preciso que essa informação chegue em tempo real, para possibilitar acompanhamento e proteção eficazes.

AÇÕES DO PROGRAMA:

  • Identificar 100% das gestantes e crianças menores de 1 ano.
  • Garantir proteção social às gestantes e crianças de risco por meio da mobilização e estabelecimento de parcerias.
  • Acompanhar e monitorar 100% das gestantes e crianças menores de 1 ano por meio da implantação de uma central de atendimento telefônico - Call Center - 155.
  • Garantir uma assistência efetiva à gestante e criança.

      O Call Center - 155 é uma ferramenta de comunicação direta com a gestante, com a mãe de crianças menores de 1 ano, com as pessoas da família, com os serviços de saúde e parceiros, visando o monitoramento da gravidez, do nascimento e do desenvolvimento da criança.

      Toda gestante e criança menor de 1 ano vão ser acompanhadas, via telefone, por uma equipe formada por atendentes, médicos e   enfermeiros. Ligações serão feitas para esclarecer dúvidas sobre a gravidez, o pré-natal e os serviços de assistência à gestante e à criança e para lembrar a gestante das consultas e exames agendados e para verificar se ela compareceu.

      Trabalhando em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde e todos os parceiros.

      É muito importante que a gestante faça o cadastro no pré-natal, o mais precocemente possível (ainda no primeiro trimestre de gravidez);

      A gestante e as pessoas da família devem utilizar o Call Center – 155  opção 2: Secretaria de Estado da Saúde, opção 1 Mães de Minas sempre que necessário, em caso de dúvidas, de dificuldades em acesso à assistência (consultas e exames).

      Enfrentar um grande desafio como a mortalidade infantil e materna não é fácil, por isso, precisamos de missionários: agentes pastorais e de movimentos, pessoas de boa vontade, que ajudem a encontrar gestantes e crianças menores de um ano nas nossas comunidades.

      É o envolvimento não de uma ou duas pessoas, mas da sociedade em geral em prol de um objetivo. É a participação conjunta da comunidade, pastorais, movimentos, governo, organizações sociais para a erradicação de um problema social.

      Ajude a divulgar o Programa Mães de Minas e o Call Center – Disque 155  opção 2: Secretaria de Estado da Saúde, opção 1 Mães de Minas. Esclarecer que é um direito da gestante ser conhecida pelo sistema de saúde, para usufruir de todos os benefícios.

      É preciso:

  • Identificar as gestantes;
  • Preencher a Ficha de Identificação da Gestante;
  • Pedir para ela ligar 155 opção 2: Secretaria de Estado da Saúde, opção 1 Mães de Minas e cadastrar no Call Center
  • Encaminhar a gestante para a Unidade Básica de Saúde – pré-natal.

 

Maiores informações no escritório da Pastoral da criança da sua diocese.

MAIORES CONTATOS

IIiana – ilianaapac@yahoo.com.br

Diocese de Teófilo Otoni

Elves – elvesaapac@yahoo.com.br

Diocese deTeófilo Otoni

Dionisio – dionisioaapac@yahoo.com.br

Diocese de Almenara

Joana Nilta- pniltaaapc@yahoo.com.br

Diocese de Araçuai

Ir. Maria Estela – estelaapac@yahoo.com.br    ou

Evaldo  - evaldoal@gmail.com

Diocese  de  Guanhães

Exibições: 2897

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Valeu Verany pela dica...Projeto super interessante...e dá pra ser feito principalmente pelos grupos de jovens que possuem vínculos religiosos...

Já tinha ouvido falar do "Mães de Minas", mas agora deu pra entender melhor!

Boas informações!

Siim, esse projeto é voltado para participação popular, onde poderemos ajudar na divulgação e cadastramento de gestantes e crianças para que os direitos sejam assegurados e que eles possam usufruir dos mesmo, fazendo com que o sistema de saude melhore e que as pessoas fiquem mais proximas do que acontece com a nossa saude.

Participem e divulguem o quanto puderem.

Sou responsavel pela diocese de teofilo otoni, se seu municipio faz parte de nossa diocese ou de outras entre em contato comigo pelo email elvessoares@hotmail.com e façam perguntas ou sugestões para que o mães de minas chegue mais longe. Queremos muito a participação da juventude nesse processo.

Muito Obrigado pelas avaliações positivas.

Oi Elvis que bacana que você esta engajado nesse projeto. Sou uma das coordenadoras do Grupo de Jovens da minha paróquia e vamos nos mobilizar para levar essa ideia nas reuniões do grupo e participar desse projeto... Temos muito a contribuir nesse processo...

Olá b

neltinha...

Qual a sua cidade e paroquia?

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço