Franciscópolis realiza I Conferência Municipal de Juventude

 

 

Por Neltinha Oliveira, Verany Luziana e Renata Morai

s

No dia 25 de Agosto realizou-se a I Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude da cidade de Franciscópolis, que aconteceu na Quadra Municipal de Esportes.

A Conferência teve como lema: "A juventude conquistando seu espaço e deliberando suas prioridades" e como grito "Juventude Atitude".

Toda a juventude franciscopolitana foi convidada e contou com a presença dos alunos dos turnos matutino e vespertino da Escola Estadual Maria da Silva Rocha, incluindo ensino fundamental e médio.

O evento teve início as 7:00 horas com o credenciamento e o café da manhã, as 9:00 horas foi feita a abertura oficial por Neltinha Oliveira e a Secretária Municipal de Educação Maria de Lourdes Freitas.

Em seguida Adelson de Souza Santos, mestrando em educação, palestrou sobre o tema Educação de Qualidade, Alessandro Gomes, enfermeiro, falou sobre Prevenção de DST’s e Planejamento Familiar; Vida Saudável e Políticas sobre drogas, João Ferreira, pedadogo, discussou sobre o tema Diálogo com o Governo e Convivendo com as Diferenças e Bruno Vilela falou sobre Acesso a Cultura e Conexão.

Após as palestras foram formados cinco grupos onde cada um discutiu acerca dos temas:

Grupo 01: Educação, Trabalho e Renda;

Grupo 02: Juventude Rural, Livre Associação e Mobilização Social;

Grupo 03: Cultura e Esporte;

Grupo 04: Juventude Meio Ambiente e Saúde;

Grupo 05: Diálogo com o Governo;

Durante o almoço houve um momento cultural com danças de psy e free step e música ao vivo voz e violão com Samuel Ferreira, Neltinha Oliveira e Helen Fernandes.

No período da tarde os grupos discutiram e apresentaram suas propostas e por votação foram escolhidas as prioritárias que serão encaminhadas à Conferência Estadual.

Entre todas as propostas, as mais cogitadas foram a criação do Conselho Municipal de Juventude e a criação de espaços de cultura, esporte e lazer tanto na área urbana quanto rural.

Em seguida foi feita a votação para a escolha do delegado representante da sociedade civil. Candidatou quatro jovens ficando eleito João Lúcio Frois Simonelli sendo que Neltinha Oliveira foi a delegada indicada pela Comissão para representar o poder público. As jovens Verany Luziana Ferreira e Renata Morais foram eleitas delegadas suplentes.

Após a votação de delegados foi feito o encerramento da conferência pela comissão organizadora.

Na reunião de avaliação da conferência que aconteceu no mesmo dia foram colocados pontos importantes como por exemplo o que deu certo e o que não deu certo.

Segundo João Ferreira “não temos que avaliar se a conferência foi boa ou ruim, até por que esse resultado não depende da comissão e sim do público do evento. E no meu ponto de vista foi uma experiência muito positiva. Conseguimos identificar muitos jovens com interesse e que querem engajar com os movimentos pela luta política para a juventude. Temos agora que reunir essa galera e a cada dia ir ampliando esse grupo e consequentemente os nossos ideais. Formar o Conselho da Juventude, criar espaços constantes, como fóruns, seminários, congressos para discutir política para o jovem e ano que vem teremos uma conferência muito mais produtiva onde as pessoas vão dialogar com mais conhecimento enriquecendo a discussão. Por que para muitos jovens a conferência é algo muito novo, não temos a costume de estabelecer esse diálogo político com a juventude. A I conferência foi um grande ponta pé inicial.”

O QUE DEU CERTO

  • Credenciamento;
  • Regimento Interno;
  • Palestras;
  • Temática de grupos;
  • Momento cultural;
  • Confecção de materiais de suporte para os trabalhos de grupo;
  • Equipamento de som.

O QUE NÃO DEU CERTO

  • Participação crianças e adolescentes → estabelecer idade para participar da conferência (15 a 31 anos).

OBS: É considerado jovem rural até os 31 anos;

  • Atraso no café da manhã e no almoço;

  • Falta de dinâmicas para a conferência não ficar cansativa e prender mais a atenção dos jovens;

Em anexo alguns materiais que foram utilizado na I Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude de Franciscópolis.

 

Fotos da Conferência


Exibições: 356

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Gente!!! Foi uma experiência incrível poder participar e fazer parte da construção desse momento em Franciscópolis que foi a Conferência de Juventude!!! Simplesmente a nossa I Conferência...é uma alegria muito grande...Ao final da conferência alguns jovens vieram nos agradecer e parabenizar pelo evento...isso para mim foi demais...foi como uma energia recarregando uma bateria...rsrsrs...tipo...Nelta a luta esta começando e vcs estão conseguindo conquistar a juventude de Franciscöpolis para esses espaços de participação política...

Como o João disse é tudo muito novo ainda...e nem todas as pessoas aceitam participar de forma a acrescentar positivamente...muitos por falta de conhecimento...mas é necessário ter pessoas para contrapor o que está aí e que esta sendo estabelicido para todo mundo que é o certo...

Não pode existir somente um lado!!! A conferência de Franciscópolis mostrou isso para os jovens! Eis aí um outro lado da moeda...que é preciso pensar...que depende do potencial da JUVENTUDE...que quer saber o que os jovens querem...e construir uma política que eu achei que seria certa, ou o prefeito, ou os vereadores...Não...Mas sim a política que a JUVENTUDE DE FRANCISCÓPOLIS pensou elaborou e discutiu que isso é o CORRETO...

Agradeço imensamente a Renatinha, Verany, Larissa, João, Tonão, Bruno, Darlei, Débora, Lurdinha, pessoas que nos ajudaram muuuuiiitooo a começar essa história...

 

Bom galera, a conferência foi uma experiência maravilhosa e gratificante, uma vez que atingimos o nosso principal objetivo: descobrir novos jovens dispostos a contribuir, através de seus anseios, com a contrução de nossas próprias políticas públicas...Além disso, a quantidade de jovens mobilizados foi considerável  e agora da pra fazer um mapeamento de mais jovens com vontade de engajar nessa duradoura luta...
Parabéns galera de francis! Espero q da proxima vez aconteça a Conferencia Municipal na minha cidade.
E Renata através da Conf. Livre, na minha cidade, pude notar alguns jovens q se interessam por políticas públicas. E estamos focados na criação do conselho municipal da juventude.E Renata através da Conf. Livre, na minha cidade, pude notar alguns jovens q se interessam por políticas públicas. E estamos focados na criação do conselho municipal da juventude.
É isso aí Junior... A criação do conselho da juventude é fundamental para fortalecer grupos...
Com certeza a Conferência foi um grande passo para a nossa juventude, que está cada vez mais engajada e fortalecida. Nosso movimento está crescendo e se tornando mais sólido, é uma reação em cadeia, uma corrente que se aplia a cada dia, com jovens atuantes que têm força e garra para lutar.

muito laegal parabéns pela coferencia!

 

parabéns pessoal pela conferencia, espero que na proxima voces consigam cada vez mais a participação do pessoal

 

Galera Franciscopolitana parabéns pela conferencia espero que na proxima vocês consigam

alcançar seus objetivos boa sorte!

Muito obrigado galera... a próxima vai ser melhor ainda...
Gaçera muito massa, então quem são os delegados ou delegadas??/?

 

Ei Vinícius...os delegados de Franciscópolis eleitos são: eu, Nelta, e João Lúcio...


Marcus Vinícius Costa disse:

Gaçera muito massa, então quem são os delegados ou delegadas??/?

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço