Chegada do Primeiro Telecentro Rural de Franciscópolis

Em setembro de 2010 onze comunidades rurais do município de Franciscópolis foram beneficiadas com Telecentros Comunitários através de projeto enviado pela coordenação do Telecentro de Franciscópolis junto a organização Gemas da Terra de Belo Horizonte.

No dia 25 de Agosto de 2011 o município recebeu o primeiro Telecentro Rural da comunidade de São Pedro que inclui um kit com 11 computadores, uma impressora, equipamentos de segurança e de estabelecer conexão com internet, além desses o projeto inclui mobiliários como onze mesas e onze cadeiras.

O prazo de instalação do Telecentro é de 30 dias e a comunidade deve providenciar o espaço de funcionamento adequado.

No dia 01 de Setembro houve uma reunião na Câmara de Vereadores com os presidentes das associações comunitárias onde discutiu a situação da construção e adequação para a instalação dos equipamentos. Em algumas comunidades o espaço já esta pronto e outras em fase de acabamento.

Sebastião Rosa, presidente da associação do São Pedro disse que “é uma grande oportunidade a chegada do Telecentro na Comunidade. Vamos mobilizar e terminar o mais rápido possível com a construção. Hoje o mundo exige da gente duas coisas: alfabetização e conhecimentos em informática. Sem isso estamos totalmente excluídos principalmente do mercado de trabalho.”

 

Foto da reunião

Sebastião Rosa, presidente da associação do São Pedro

Exibições: 218

Responder esta

Respostas a este tópico

Legal. Parabéns a galera de Franciscópolis pela mobilização, principalmente das comunidades rurais. Belo exemplo de Inclusão!
Aí pessoal... cuidem bem desse equipamento. A e não se esqueçam... acessem a nossa rede.

Oi Deivison...primeiramente parabenizo pela preocupação em reativar o projeto...Como vc mesmo mencionou com a saída do IDENE os telecentros ficaram sem referência financeira...Primeiro passo seria estabelecer uma parceria com alguma entidade ou mesmo com a prefeitura para manter uma bolsa de pelo ao menos um educador, garantir o pagamento de conta água, luz e materiais de limpeza. Ver como estão as máquinas "parece que estão a um tempo paradas" se estão funcionando! Talvez seja necessário um técnico para configurar a rede e os computadores tambem...deixar tudo certinho sabe! Outro ponto importante!!! A antena do GESAC ainda encontra no Telecentro? Eles estavam recolhendo devido inatividade dos Telecentros em algumas cidades...

Outro ponto importantíssimo - estabelecer contato e organizar uma reunião com o Comitê Gestor do projeto. Todos os Telecentros tem uma entidade responsável e um Comitê...na verdade esse seria o primeiro passo, estabelecer contato com esse pessoal...e fazer toda a análise da situação do Telecentro e juntos encontrar as parcerias necessárias...Pressionar o poder público e chamá-lo para a responsabilidade com o Telecentro.

Então Deivison...Vamos mantendo contato...Qualquer dúvida na medida do possível estou a disposição...será uma alegria muito grande poder ajudar e com certeza vamos conseguir reativar o Telecentro de Catuji que vai beneficiar muitas pessoas...Grande Beijo!!!

Imagino as pessoas indo pro telecentro no fim de tarde após o trabalho para conversar com parentes distantes, para ler um noticiário, pesquisar sobre alguma coisa do seu trabalho, etc...Isso é muito legal, é realmente uma forma de inclusão digital... Além das informações poderem ser acessadas facilmente e as pessoas poderem ficar atualizadas do que acontece no mundo e conhecer seus direitos e deveres...Cabe à consciencia de cada um para fazer bom uso desse intrumento de informação....
A vinda dos Telecentros para Franciscópolis é uma grande conquista, sendo um ponto importante na promoção da inclusão Digital nas comunidades rurais. Gerando mais oportunidade, informação e entretenimento, principalmente para os jovens e com isso diminuindo os índices de êxodo rural em nosso município.
Parabéns galera é isso ai mesmo ser um analfabeta digital hoje em dia não da mais.

Nelta, que bom que os Telecentros Rurais vão começar a funcionar...

Nos dê notícias quando já tiverem instalados, ok?

Fiquei muito contente com a notícia!

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço