Ouro de Minas: Resgate, Cultura e Participação no Vale no Jequitinhonha

Por Will Nascimento  e Júnior Vieira

 

O coral Ouro de Minas, da cidade de Itaobim, é um dos exemplos do trabalho de participação de crianças e adolescente no resgate cultural  da região  do Vale do Jequitinhonha.

Formado em 2004, o coral, que inicialmente se chamava “Maria Trovão”, foi fundado a partir de oficinas de percussão, Canto e Voz voltadas para o público infanto – juvenil, realizadas pelo músico itaobiense Edson Lucas. Os trabalhos foram realizadas  através de uma iniciativa da ASCAI – Associação da Criança e do Adolescente de Itaobim.

O grupo, composto por 50 crianças e adolescentes,  apresenta-se este ano pela quarta vez no FESTIVALE – Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha, e já participou de eventos como o FIC – Festival Internacional de Corais, que acontece em Belo Horizonte e do FEPAC – Festival Paraibano de Coro, realizado na cidade de João Pessoa.

 O Ouro de Minas traz em seu repertório músicas populares brasileiras, regionais, forró, xote e xaxado, que buscam “retratar a realidade do povo da região e do Estado”, segundo Eduardo Carmona, coordenador e produtor do Coral. 

De acordo com Antonio Cássio Pinto, Conselheiro da FECAJE – Federação das Entidades Artísticas e Culturais do Vale do Jequitinhonha, e um dos organizadores do 29º FESTIVALE, o Ouro de Minas, assim como outros grupos de coro, vem cumprindo um importante papel no resgate de músicas regionais de domínio popular, além de oferecer aos jovens uma oportunidade de se aproximarem da cultura da região.

 

                                                             Apresentação do Coral do 29º FESTIVALE

Exibições: 308

Responder esta

Respostas a este tópico

Lindo, lindo o Coral!
O coral Ouro de Minas deu um verdadeiro show neste Festivale. É muito importante as crianças e adolecentes estarem engajados no resgate da cultura regional. E que assim como Ouro de Minas, outro grupos surjam para divulgar e fortificar nossas manifestações culturais.
Éh! O coral Ouro de Minas deu um show de interpretação, assim como os demais corais que se apresentaram nas noites culturais do FESTIVALE...Parabéns à todos....
Diria que os corais roubaram a cena no FESTIVALE...todos apresentaram brilhantemente bem...adorei...incrível esse trabalho dos corais para o resgate principalmente das músicas regionais do vale...aquelas cantigas que quase não se ouve mais...e vale ressaltar a participação das crianças e dos jovens...isso é muito importante...é uma garantia de que essa cultura esta sendo repassada...vida longa...muito longa ou melhor vida infinita para a cultura do vale...
Também achei linda a apresentação do Ouro de Minas! E depois teve até uma mini-apresentação do coral na TV de Rua, né!

É verdade Carol.... Contamos com a animação deles no Tv de Rua... E por falar nisso, TV de Rua foi importante, pois os vídios nos mostraram opiniões das pessoas e movimentos que não foi possível ver pessoalmente, além da animação na na frente do alojamento...

 

êêê Renatinha concordo com vc amiga...e o TV de RUA foi muito legal...

Renata Morais disse:

É verdade Carol.... Contamos com a animação deles no Tv de Rua... E por falar nisso, TV de Rua foi importante, pois os vídios nos mostraram opiniões das pessoas e movimentos que não foi possível ver pessoalmente, além da animação na na frente do alojamento...

 

 

Muito bom mesmo. Eu me sinto muito presente quando escuto os corais cantarem parece que o grupo faz com que a gente participe daquele momento. E estava lindo realmente, muito lindo. Adorei.

Muito linda a apresentação deles! Acompanho o trabalho do Ouro de Minas há 05 anos e sou uma das testemunhas da garra e do talento destes meninos.
Gostei muito tb! uma coisa q reparei foi o carisma deles.

muito bom o coral.

já é tradição no FESTIVALE.

 

eu achei muito interessante a apresenteção do coral e maravilhosa,na verdade eu me amei a apresentação deles na primeira ves que os vi

 

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço