Capacitação do Selo Unicef para os Municípios participantes em Montes Claros

A terceira capacitação da edição 2009/2012 do Selo Unicef aconteceu nos dias 23 a 26 de Novembro, em Montes Claros, na Associação Comercial e Industrial –
ACI.


Foram convidados de cada município três representantes: um adolescente, o articulador e um membro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA.


Nos dias 23 e 24 aconteceu a capacitação para os municípios que integram o pólo de Capelinha e nos dias 25 e 26 com os que integram o pólo de Montes Claros.


No dia 23 todos participaram da abertura e da troca de experiências a respeito dos trabalhos dos conselhos municipais da criança e do adolescente e da realização do primeiro fórum comunitário.


À tarde os adolescentes fizeram uma oficina abordando os temas protagonismo juvenil e participação política dos jovens.O oficineiro foi Rodrigo Corrêa, da Oficina de Imagens – BH, auxiliado por Willian Santos e Neltinha Oliveira, Jovens Correspondentes do Semiárido Mineiro.


A oficina dos articuladores e conselheiros foi coordenada por Jordânia Furbino, responsável pelo Selo em Minas Gerais e Jucilene, representante do selo de São Paulo.


No dia 24, adolescentes, articuladores e conselheiros reuniram-se para assistirem a uma apresentação feita por quatro adolescentes e quatro representantes entre articulador e conselheiro, onde falaram, resumidamente, os ensinamentos repassados nas duas oficinas.


Logo após, foi feita a apresentação do vídeo de “Participação Juvenil”, produzido pela Oficina de Imagens em quatro cidades, Almenara, Pedra Azul, Franciscópolis e Itaobim.


Foi aberto um espaço para que os jovens Willian Santos e Neltinha Oliveira palestrassem sobre suas experiências de participação política em seus municípios, Pedra Azul e Franciscópolis, respectivamente, além de discutirem questões relacionadas à juventude de uma forma geral e sobre à importância da Rede de Jovens Comunicadores. Houve uma aceitação muito grande por parte dos participantes com relação à apresentação dos dois jovens.


Em seguida, Jordânia e Jucilene fizeram o fechamento da capacitação e realizaram a entrega dos certificados.


Nos dia 25 e 26 foi realizada a mesma temática dos dias 23 e 24.


Devido a compromissos em sua cidade para organização de um seminário “A criança e o Adolescente frente ao Estado de Direitos”, o jovem Willian Santos não participou das atividades dos dois últimos dias. A Correspondente Amanda Veiga, de Padre Paraíso, foi quem ficou responsável por compartilhar sua trajetória de participação política.


Depois desse segundo momento de capacitação, os municípios tem agora uma grande luta a ser concretizada, que é a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes e a conquista do SELO UNICEF.

Exibições: 41

Responder esta

Respostas a este tópico

parabéns a todos os municípios e adolescentes que participaram da capacitação em montes claros...foi muito boa...e muito objetiva com relação ao trabalho que os municípios terão que desenvolver de agora em diante...foi uma ótima experiência para mim poder participar, aprendi muito nessa formação e espero ter realmente dado uma contribuição aos municípios com a minha experiência...
Valeu Nelta! Sua experiencia e trajetoria motiva a quer fazer valer o compromisso de jovem na comunidade, cidade ate mundo mesmo! A capacitacao foi esse espaco de aprendizado pros atores desta terra. Aprendi muita coisa agora quero executar o meu papel aqui tambem(Janu).
Bjo nega.

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço