Dia 16 de setembro. A tensão invade o coração de muitos que desejavam representar o Brasil no Parlamento Juvenil do MERCOSUL, no Uruguaio, mas essa ansiedade teve que esperar mais um pouco, pois o dia era longo e programações legais não faltavam.
Os alunos saíram para conhecer alguns lugares turísticos da cidade, aproveitaram para tirar muitas fotos e como a tecnologia fotográfica tem crescido muito, era possível registrar cada momento de diferentes ângulos, já que cada experiência era única. Foram feitas visitas como o Memorial Juscelino Kubitschek, Esplanada dos Ministérios, Lagoa Paranoá, Palácio do Planalto, Catedral de Brasília, entre outros.
Depois de terem tido uma manhã carregada, os jovens chegam ao auditório do hotel onde todos estavam hospedados. Nesse momento já estava ocorrendo apuração dos votos e, em poucas horas á se saberia quem seriam os novos parlamentares juvenis.
O resultado sai e é exibido em cartolinas, que mostravam o voto que cada aluno teve. O mais votado de cada estado se tornava o representante do mesmo, e os estados que tivesse mais voto, juntando o de todos os alunos representantes, seria um dos 18 titulares, os menos votados seria um dos 9 suplentes.
Foi aberto um espaço para quem tivesse alguma colocação repartir com todos os presentes. Os índios e os quilombolas escreveram uma carta dizendo da insatisfação que estavam por não ser eleito nem um representante destas comunidades, sendo que ninguém representaria melhor as suas realidades a não ser eles mesmos.
Os alunos vão continuar em rede e sempre que tiverem algum projeto legal vão repassar para os outros, para tentar, cada dia mais, melhorar a escola e a comunidade em que vivem.
A lista dos eleitos está no site:
www.mec.gov.br
Mais informação:
www.parlamentojuvenil.educ.br
www.emdialogo.uff.br