Parlamento Juvenil do MERCOSUL é um programa que tem como objetivo ouvir a voz dos jovens estudantes do ensino médio dos países membros do Mercosul (Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Paraguai e Uruguai) e abrir espaços para, juntos, discutirem a realidade em que os alunos se inserem e buscarem meios para interferir positivamente na escola e comunidade.
Para isso, foi realizado um processo de seleção em cada país, de acordo com a sua realidade. No Brasil, cada estado ficou responsável de fazer sua seleção. Com a orientação do Ministério da Educação, foi enviando às escolas o material de divulgação do Parlamento para conhecimento e às Secretarias, material de orientação, como formulários para adaptação, reprodução e distribuição entre as escolas. Coube às SEDUCs(Secretaria Estadual de Educação e Cultura) organizarem-se para receber as inscrições dos interessados e organizar o processo de seleção.
Alguns dos critérios para seleção dos alunos eram ter entre 14 e 17 anos e ter alguma experiência de participação social anterior.
As SEDUCs coordenaram o processo de seleção e inscrição de 81 adolescentes dos 27 Estados da Federação, sendo três (3) de cada Estado.
O UNICEF contribui diretamente na seleção de 20 alunos para garantir a diversidade e a presença de adolescentes de comunidades indígenas e quilombolas, do Semiárido e da Amazônia, além de adolescentes das comunidades populares dos grandes centros urbanos.
A seleção nacional ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de setembro, em Brasília. O processo de escolha foi conduzido pelo Ministério da Educação com apoio da UNICEF e do Observatório Jovem, parceiros nacionais do projeto. Os jovens elegeram os 27 estudantes que os representarão no Parlamento Juvenil, que vai acontecer no Uruguai.
Foi uma grande oportunidade para os alunos expressarem suas ideias e anseios a respeito de questões que afetam diretamente suas vidas, no contexto dos temas discutidos com enfoque principal na Escola de ensino médio que queremos.
Tags:
Bem-vindo a
Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro
Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.
© 2024 Criado por Oficina de Imagens. Ativado por