Franciscópolis realiza o 1º Fórum Comunitário!!!

E assim, dia 24 de Setembro aconteceu...


Na caminhada para a conquista do SELO UNICEF Edição 2009/2012, o município de Franciscópolis cumpre mais uma etapa da metodologia do UNICEF. No dia 24 de Setembro, na Quadra Municipal, aconteceu a realização do 1º Fórum Comunitário.


O evento teve a participação de várias representações da cidade, como profissionais da Saúde, Assistência Social, CRAS (Centro de Referência de Assistência Sócia), Educação, Associações
Comunitárias, Juventude, Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direito, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Artistas, Câmara de Vereadores, Prefeito Municipal, Pastoral da Criança, representações das Igrejas e da sociedade civil.


Logo após o credenciamento e o café da manhã, aconteceu a abertura oficial do Fórum, que contou com uma breve apresentação cultural do Grupo de Hip Hop Arte Breaik. Após o boas vindas da Comissão Juvenil Mobilizadora do Selo UNICEF, a interlocutora de Franciscópolis,Neusirlene Fernandes, fez a apresentação da metodologia do Selo. Cada secretário de saúde, educação e assistência social nomeou um coordenador para apresentar o diagnóstico aos participantes, tendo em vista os indicadores de impacto social, monitorados pelo UNICEF.


Após a consolidação do diagnóstico municipal, houve a formação de nove grupos para discutir os nove objetivos de Impacto Social do Selo, que revela a situação da população até 17 anos. Os integrantes de cada grupo estabeleceram ações e os possíveis responsáveis para que, até o ano de 2012, os objetivos sejam alcançados.


Houve uma grande participação e interesse dos integrantes com o tema. As pessoas estão preocupadas com a situação de vulnerabilidade social em que se encontram muitas de nossas crianças e adolescentes. Propor essas ações, fazer com que essa discussão chegue até a sociedade é um grande passo, mas a maior conquista é quando elas forem realizadas, diz Débora Oliveira, integrante da Comissão Mobilizadora Juvenil do Selo UNICEF de Franciscópolis.


O Senhor Prefeito Nilton dos Santos Coimbra falou do compromisso do município com a realização das ações, enfatizou a necessidade de o trabalho envolver a participação efetiva de todos e parabenizou a interlocutora pelo realização do Fórum.



Exibições: 240

Responder esta

Respostas a este tópico

Foi uma experiência incrível poder participar do Fórum e contribuir com as discussões para a melhoria de qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes...O interessante é essa abertura para a comunidade participar também...quando se fala em controle social, o fórum é uma boa iniciativa...é um ótimo exemplo...imagine se o Conselho da Criança e do Adolescente apresentasse para a comunidade o seu plano de ação...a comunidade interagindo com o trabalho dos conselhos municipais...Acho que deveríamos ter muitos fóruns nas nossas cidades....
adorei.
Eu também estava lá, até por que eu também faço parte da comissão mobilizadora do selo.
Esse dia foi um dia muito especial e importante para mim e para todos os franciscopolitanos de ver o nosso primeiro forúm sendo realisado. E vendo também politica sendo discutidas a respeito e para os jovens e as crianças.
Foi maravilhoso poder participar desse evento. Eu que sou faço parte da Comissão Mobilizadora, fiquei muito contente em poder contribuir com a relização do 1º Fórum Comunitário da minha cidade. Este fórum foi e é de muita importância para a nossa cidade, pois nele foi discutida políticas para melhorar a vida de criança e adolescentes.
Olá Neltinha, muito obrigada por esse relato. Fico muito contente em saber que o município conseguiu realizar o Fórum e cumpriu o seu objetivo. Parabéns a todos os envolvidos no processo, a articuladora, os membros do CMDCA, a Comissão Pró-Selo e a todos os presentes no evento. Neltinha, a proposta e sugestão do Selo UNICEF é justamente que o CMDCA apresente o plano de ação e os resultados das discussões promovidas durante o Fórum a toda a comunidade do município.
Um abraço,

Jordânia
Que bom que teve tanta gente pôde contribuir e participar do fórum!
Parabéns Franciscópolis!
Obrigada Neltinha, pelo relato. Publiquei no site do Selo UNICEF algumas matérias com as informações que você e outros jovens mandaram sobre os fóruns. Clique aqui e dê uma conferida no material.

Um abraço.

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço