FEST ART: Cultura popular do Vale na Princesinha do Sertão

O FEST ART - Festival de Artes e Cultura de Pedra Azul, uma iniciativa da Cia de Teatro ARtvale e aprovado no edital Microprojetos, foi realizado nos dias 17, 18 e 19 e  trouxe a Pedra Azul (carinhosamente apelidada de "Princesinha do Sertão) um pouco da cultura do Vale do Jequitinhonha.

Durante este período, atores, músicos, artistas circenses, capoeristas, artesãos, foliões de Reis e muitos outros artistas passaram pelos os palcos do evento, trazendo e celebrando a cultura do Jequitinhonha.

A descontração, alegria e união entre os participantes foram a marca do evento. A Escola Estadual Dep. João de Almeida, que durante o evento alojou mais de 250 pessoas, se tornou ponto de encontro de agentes, grupos e militantes culturais

A cidade, que há mais de 10 anos não realizava um festival de cultura local, abriu as portas para os visitantes e participou ativamento do evento.

 

 

O evento em números

 

 

Durante os três dias de evento foram 267 visitantes de 13 cidades do Vale do Jequitinhonha e uma do Vale do Mucuri.

A parte artística do Festival foi garantida por três músicos, que agitaram a Praça do Varandal; dois corais, que encantaram a platéia com canções populares; quatro grupos de Teatro,que mostrou diversade apresentando diferentes gêneros das artes Cênicas (Teatro, Cordel, Circo, Teatro de Rua); três grupos de cultura popular,grandes mantedores da arte popular do vale;  dez autores/intérpretes de poesias da noite literária,ressaltando a força da Literatura do Jequitinhonha; e uma associação de artesanato.

O evento contou ainda com uma oficina de Iniação Teatral, ministrada por Luciano SIlveira, Diretor da Cia. de Teatro Ícaros do Vale (Araçuaí), com 37 participantes.

 

 

Noite Literária "Nelson de Faria"

 

A noite Literária do evento, que homenageava o autor do nome da cidade de Pedra Azul, foi o auge do festival.

A noite de poesias foi aberta com chave de ouro, com o recital do grande poeta Gonzaga Medeiros e conduzida por Sabino Marcos, mestre de Cerimômia do evento, contando ainda com a partipação de um adolescente da cidade.

Os concorrentes, que vieram de diversas cidades, mostraram o alto nível em que se encontra a produção literária da região.

Após a interpretação dos poemas, o grupo Gênesis Arts Circus, da cidade de Ponto do Volantes, arrancou risos da platéia com o espetáculo "A macumba", que conta a saga de um pai de família em busca da herança do tio falecido, usando até de rituais para conseguir a mesma.

Logo após o espetáculo foi anunciada a lista dos premiados, que ficou assim:

 

1º Lugar - O RETRATRO (Luciano Silveira - Araçuaí)

2º Lugar - COLINA DOS POETAS (ALoízio Neto - Pedra Azul)

3º Lugar - EU, BEIJADOR (Jota Neris - Mata Verde)

Melhor Intérprete - Lourivaldo Ferreira (Felisburgo) com a poesia "MARK GLADSTON".

 

Breve Fotos!

 

Exibições: 102

Responder esta

Respostas a este tópico

Parabéns Will, pelo evento! Pelo visto foi sucesso total!
Quero ver mesmo as fotos.
Parabéns Will e companhia pelo Evento...
Esse protagonismo juvenil vai muito longe...
Parabens!!!
noooossa
mais um FEST pra gente visitar
tomara que o micro projetos aceite as nossas ideias
assim que a gente mandar né
bela iniciativa
até...

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço