A partir da terça-feira, dia 27 de julho, ocorreu as exposições de pintura, cerâmica e fotografia, no Mercado Municipal de Padre Paraíso . A exposição mostra o trabalho de vários artistas da região e enriquece ainda mais a programação do 28º Festivale.
Entre as obras da exposição, um quadro pintado pelo artista Gildásio Jardim, da cidade de Padre Paraíso/MG , vencedor da arte do Festivale 2010, foi recorde de audiência e polêmica. A obra “A santa ceia democrática é baseada na famosa pintura de Leonardo da Vinci, “A Última Ceia”, que retrata a última ceia que Jesus Cristo compartilhou com seus apóstolos antes da sua morte.
O quadro de Gildásio é polêmico porque une elementos santos com elementos da modernidade e mostra Jesus Cristo compartilhando a mesa com figuras que causam estranheza, como prostitutas, homossexuais, islâmicos, negros, índios, cangaceiros e magos.
O artista acredita que sua obra faz uma reflexão sobre a capacidade das pessoas lidarem com as diferenças e respeitá-las. “Nós somos criados para julgar inferiores todos os homossexuais, prostitutas, negros. Será que Jesus discriminaria essas pessoas? É preciso ser grande demais para lidar com as diferenças”, disse Gildásio.
Para algumas pessoas, que visitaram a exposição, a obra não tem a intenção de refletir as diferenças, mas de afrontar à religião cristã e de ser uma referência infeliz à obra de Leonardo da Vinci. Ao lado do quadro de Gildásio foram anexados alguns recados contra a obra e outros de apoio à proposta do artista.