Redução da Maioridade Penal... SUA OPINIÃO!

Já cogitou-se a questão da Redução da Maioridade penal que, no Brasil, é de 18 anos.
A idade varia bastante quando se compara a outros países, por exemplo:

* Na Alemanha e na Itália é de 14 anos;
* Na França e na Polônia é de 13 anos;
* No Reino Unido é de 8 anos.
* Nos Estados Unidos varia de 6 a 12 anos.
* Na nossa vizinha Argentina é de 16 anos.
* etc...


Os que são a favor dizem que diminuiria a incidência de violência entre Jovens, visto que a juventude pensaria duas vezes antes de cometer a infração.
Os que são contra dizem que o Brasil está despreparado para condenar e manter crianças e jovens em prisões, além de que o lugar deles não é em um ambiente assim.

Então, o objetivo desta discussão é:

" O que os Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro pensam sobre a Redução da Maioridade Penal?
Você é a favor, contra, ou tanto faz? Por quê?"

Ora, são justamente os Jovens que deveriam estar interessados.........................
Talvez você não cometerá alguma infração............. Mas, e seu amigo que mora na esquina logo ali?

JOVENS COMUNICADORES, COMUNIQUEM..........................

Exibições: 783

Responder esta

Respostas a este tópico

A maioridade penal e um assunto muito polêmico tendo o conhecimento das condições atuais de um pais chamado Brasil, não vejo um lei como essa solucionar nada. O que esse pais precisa e de um investimento pesado na educação da população, e a abertura de novos postos de emprego e dar condição ao povo de sobrevivência digna. E que nossa política seja voltada para a garantia de direitos para todos e contemplar um horizonte de justiça social e dignidade para todos.
Criar mais cadeia vai simplesmente trazer ao povo um sentimento’’de não pertencimento a sociedade’’,antes de criar certas leis seria ótimo se pelo menos um dia na vida,quem as cria passa-se horas em uma’’ cadeia pressa super lotada,ou dormi-se em centro de internação para menores’’ (CUMPRINDO MEDIDAS).Seria ótimo assim poderá perceber como e difícil viver ,em lugares que fazem de um ‘’ladrão de galinhas’’um especialista ‘’no crime’’.
Então galera da Rede de jovens do Semiárido Mineiro e preciso fazer garantir nossos direitos em nossos Municípios, temos aliado em nossa causa o ECA(estatuto da criança e adolescente),e a declaração dos direitos humanos.Então acho que devemos lutar para garantir que a sociedade entenda nossas diferenças e possamos planejar juntos condições melhores para conduzir nossa vida em conjunto nessa sociedade.
Forte abraço Juliana
Acho que reduzir a maioridade não e diminuir a criminalidade, e um caso a se pensar e discutir compacienci.
E muito dificil falar sobre isso por que muitoss casos se divergem, mas e de muito interesse não so dos jovens e tbm de toda a população brasileira.

Assunto muito interessante.
abrasss
Sou completamente contra a redução da maioridade penal. Como a Ju já explicou bem, isso não resolve nada. É só mais uma lei pra inglês ver. Reduzir a maioridade penal não resolve o problema da violência e da criminalidade, principalmente em um sistema falho como o nosso. É preciso pensar nas condições dos nossos jovens e mudar as condições em que estão inseridos. Se eles crescem em um ambiente de violência é provável que se tornem uma pessoa violenta. É preciso dar oportunidades e condições dignas de vida e não tomar medidas simplistas e imediatistas.
Não creio que essa seja a melhor solução.....Quando algumas pessoas dizem que seria uma medida de diminuir a criminalidade,não acho correto,pois essa medidas deveria de casa e os pais deveriam estar cientes disso..Concordo plenamente com Jú quando ela diz que deveria ter um investimento de qualidade na educação e que os adolescente se sentiriam meio que excluídos....Lembrando que atos de violência não tem hora pra acontecer..No mais é isso...
É isso aí pessoal...

Independente de seu ponto de vista ser igual ou diferente, é fundamental que não deixemos de participar...
Pois este assunto é do seu interesse sim...

Também é legal a participação de mais pessoas porque assim estaremos enriquecendo nosso conhecimento com novos argumentos e novas opiniões.
Este é um assunto polêmico, mas que precisamos debater...

E, já que a Rede de Jovens Comunicadores possui mais de 200 membros, seria interessante mais pessoas estivessem respondendo mais vezes aos fóruns levantados, inclusive este...

Brigadão a vocês que já participaram... Saibam que já aprendi bastante com suas respostas...
Valeu................................................

Atenciosamente, Kelvin Inácio
Olá Gisele,
Tenho uma opinião diferente da sua. Não é porque um menino não pode ser preso, que ele não é considerado cidadão! Acredito que meninos de 16 e 17 anos são cidadãos em formação, assim como os de 18 e 19 anos. A questão não é saber se a criança tem ou não condições de responder por seus atos, mas pensar os motivos pelos quais o levaram a cometer uma infração. Como você mesmo disse, diminuir a marioridade penal não vai diminuir a criminalidade em nosso país. O que me deixa triste é mobilizar todo um país e, consequentemente, verba pública, pra discutir uma "solução" que não vale de nada. Precisamos de pensar soluções reais, discutir o que faz com que nossos jovens troquem a escola pela arma. Afinal, existem escolas pra todos? lazer? condições dignas? as famílias estão estruturadas a ponto de dar apoio aos filhos? A discussão é maior que isso e o problema bem mais complexo. Punir sempre é mais fácil do que ajudar...
EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE.......................
O que leva filhos de familias ricas ou de bom estatus economico cometer atrossidades?
Pegar o carro do pai ou da mão e sairem drogados dirigindo como loucos?
Eles independente da idade ou da lei não irão ficar detidos, por causa da influência, por que as pessoas que mais se vendem, em nosso país, para a criminalidade são aqules que deveriam defeder a justiça; e não o fazem com todo o carater que deveria.

Hoje a lei pesa mais para quem não tem condições de enfiar a mão no bolso e solta dinheiro.
A redução ou aumeto da maioridade penal não fara nenhum tipo de diferença, pois a pior das prisões que nossos jovens tem são as drogas, a prostituição, furtos e roubos, pais bebados, as correrias para os "manos", dentre muitos outros.

Essa discurção criada pelo governo é só uma forma de atrair a atenção da população para outros fatos e encobrir o que eles querem fazer por debaixo dos panos, não adianta ninguem falar que e mentira, pois todos nós sabemos que essa e a dura realidade Brasileira.

Abraços.
Na minha opinião, está faltando não só as concietização dos jovens, por que possuem alguns adultos de "acobertam" os erros destes tais jovens infratores, sabemos que possuem jovens que cometem erros sabendo o que realmente estão fazendo, e pelo apoio que certas vezes tem dos próprios pais, deixa meio complicado a resolução do problema.
Se houvesse a concientização, teria que ser tambem, para os pais de crianças, jovens, etc.
Por que não tem como eu falar com um jovem que não é certo algo, se ele tem o apoio seguro de que não vai acontecer nd com ele.
É complicado, mas não é impossivel.
Ao mesmo tempo, podemos dizer que reduzindo a maior idade penal, vai haver um pouco mais de restrição aos atos dos jovens, fazendo pensarem melhor antes de agir.
BjOks!!!!!!!!!!!!
By:Fran
Pensando bem acho que o caso não é por os jovens de menores de 16 e 17 anos na cadeia não seria uma boa idéia, porque afinal de contas seu pais ainda seriam responsavéis por eles, penso que centros de reabilitações para eles seria uma melhor opção, um lugar onde eles fossem valorizados e funcionaria como um lugar de reabilitação mesmo, teriam apoio famíliar, de amigos, e principalmente da sociedade em geral, o que é muito importante. Teriam direito a educação, cultura lazer, esporte, como uma escola em tempo integral...
Falar em mais cadeias, acho que piora a codição do adolescente por causar das revolta, e de tudo que agente ouve falar que acontece em penitenciarias.
Os pais tem sim fundamental importancia na criação da famíla mas a sociedade também... exercendo seus deveres e brigando por seu direitos...
na minha opinião por crianças e adolescentes na cadeia não vai resolver nada. além do mais o Brasil não possui estrutura carcerária para tanto. Prisão não acaba com a violência. o que falata no Brasil é educação
Como disse a minha amiga , e impossivel tentar resolver a situação tentado colocar as criança e adolescente na cadeia ,
o que deve se refletir , quais medidas socio educativa que venha mudar a historia de cada um .
Eu acho que colocar crianças e adolescentes na cadeia não vai acabar com a violência e sim piorar, porque os jovens irão se revoltar e acabarão fazendo coisas piores...A prisão nã vai acabar com a violência, assim como disse Sabrina o Brasil precisa de Educação

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço