A população de Pedra Azul deu uma verdadeira aula de cidadania no dia 03 de Setembro, ao lotar a plenária da Câmara Municipal dos Vereadores para acompanhar as discussões dos Projetos de Lei 011/2012 e 012/2012, que visam aumentar os salários dos próprios vereadores, prefeito, Secretários e Adjuntos no mandato 2013/2016. A reunião iniciou-se com a cara de espanto dos vereadores ao notarem a quantidade de pessoas para acompanhar as discussões. Estiveram presentes diversos setores da sociedade, dentre os quais podemos destacar a grande participação dos jovens. Mas a tão esperado votação não aconteceu. Entenda os fatos: Conforme acordado na reunião extraordinária do dia 29 de Agosto, a Comissão de Finanças, composta por Cícero Magno (Cição), Ewerton Murilo (Betto Beleza) e Daniel Costa, deveriam reunir-se no dia 30 de Agosto para analisar os projetos de Lei e apresentar o seu parecer. Mas, a referida reunião não aconteceu, o que impossibilitou a Comissão de apresentar o documento necessário na reunião. Apesar de alguns vereadores se posicionarem contrários, o Presidente da Câmara José Zilton Luiz dos Santos (Zezito) mencionou que a votação não poderia acontecer, uma vez que segundo o Regime Interno da Câmara Municipal os projetos não poderiam ser votados sem o parecer da Comissão de Finanças. A reunião foi suspensa por alguns minutos e decidiu-se que o parecer será apresentado no dia 04 de Setembro, Terça Feira.Algumas coisas ficaram óbvias durante a reunião. Primeiro: a Votação não aconteceu no dia marcado, porque a maioria dos vereadores sentiu-se pressionados com a presença maciça da população, e o motivo apresentado nada mais foi do que uma desculpa para prolongar as discussões. Percebe-se isso, pois alguns dos vereadores (inclusive componentes da Comissão de Finanças) citaram que poderiam assinar o parecer até mesmo durante a reunião, Uma vez que isso já foi feito diversas vezes. Segundo: O dia de hoje provou que realmente “todo poder emana do povo” e que projetos mal intencionados não saírão do papel se a população participar ativamente da vida política do município. A apresentação, discussão e votação dos projetos de Lei aconteceriam no dia seguinte 04 de Setembro (Terça-Feira).
No 04 de Setembro, aconteceu a reunião final para votação do projetos de Leis. Da mesma forma que ocorreu no dia 03 de Setembro, a Comissão de Finanças não se reuniu para dar um parecer sobre os projetos de Lei. A votação não havia ocorrido no dia anterior por esse mesmo motivo. A população novamente lotou a Câmara Municipal e diante de tamanha mobilização popular contrária a aprovação do aumento, os vereadores foram unânimes em retirar os projetos, segundo justificativa de que a Comissão de Finanças não apresentou parecer. No final da reunião, a população se reuniu na frente da Câmara Municipal, gritando, ovacionando e vaiando durante aproximadamente uns 30 minutos. Gritos de indignação como chamar candidatos de ficha suja também foram ouvidos.
MANIFESTAÇÃO POPULAR TRANSFORMA EM BAIXARIA
O que era para ser festa acabou em baixaria. Após a sessão em que os projetos de Lei foram retirados, as ruas em torno da Câmara Municipal se tornaram em verdadeiros campos de batalhas. As comitivas das Coligações “Pedra Azul é para todos” e “É Tempo de Mudar!” compareceram para acompanhar as discussões e apoiar os seus respectivos candidatos, uma vez que Daniel Costa (Candidato a prefeito) e Cícero Magno (Candidato a vice-prefeito), vereadores do atual mandato são adversários na eleição deste ano. Ao final da reunião, ambas as comitivas não se contiveram em apoiar os seus candidatos e por motivos banais se enfrentaram de forma bruta e ignorante, indo de gestos obscenos, socos até pauladas. Verdade seja dita. Novamente a ignorância política tomou o espaço do exercício da cidadania em nossa cidade. Pois o motivo de tanta violência está intimamente relacionado a distorção dos fatos sobre a votação. Fizeram uso de uma ocasião de manifestação popular, para colocar em prática estratégias políticas. Vale a pena ressaltar que ao divulgar a intenção dos vereadores em aumentar o próprio salário, nosso site tinha o intuito de prestar um serviço à comunidade pedraazulense, como deveria ser obrigação de qualquer canal de comunicação; e não alimentar a doença política que existe em nosso município. Enquanto os interesses de oligarquias sobrepor a interesses do bem comum, certamente não sairemos do ponto onde ficamos. 100 anos e não precisamos lamentar apenas a falta de progresso social e financeiro, mas também da mentalidade do povo!
Tags:
Isso é o retrato do nível de educação e senso crítico! É preciso termos uma educação de qualidade que forme cidadãos participativos e emancipados...
É uma cadeia... Os nossos candidatos saem de dentro da nossa sociedade e são esses que ocupam os espaços políticos...
O ato mostrou também o poder que a população possui... Querendo ou não o povo tem o voto de maior peso... Parabéns a juventude de Pedra Azul por participar dessa manifestação...
Realmente a população de Pedra Azul deu exemplo de cidadania! Mas a culpa não é da educação... E sim falta de honestidade com o dinheiro PÚBLICO e dos cidadãos que escolheram-lhes como representantes na câmara!
O mesmo fato aconteceu aqui em Franciscópolis!!! Infelizmente os Franciscopolitanos não estão interessandos em participar da política pública. No dia da votação do projeto a plenária contava-se com quatro pessoas: Eu, Darley, Lucilene e Antônio.
Marinete participando da nossa Rede de Jovens...Isso é muito legal...
Pessoal...
A Marinete é uma pessoa super participativa e engajada da nossa cidade... Um verdadeiro exemplo de cidadã...
Pessoal, achei bacana a mobilização. Me chamou atenção que, mesmo adiando a votação, o pessoal voltou no dia seguinte pra dizer oq pensava. Só foi uma lástima que no final de tudo a história não tenha acabado de um jeito bacana.
E Marinete, não desanime... Vc e os outros fizeram o que lhe cabiam e e mostraram pros vereadores que tem gente de olho neles!
Bem-vindo a
Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro
Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.
© 2024 Criado por Oficina de Imagens. Ativado por