Telecentro Comunitário - Promoção da Inclusão Digital
O Telecentro Comunitário é um espaço com até 10 computadores onde tem, no máximo, quatro Educadores.Net, que são jovens moradores da comunidade, estudantes, com disposição para atuarem em ações sociais. Os Educadores.Net são responsáveis por ministrar presencialmente os cursos de Informática e Comunicação no Telecentro Comunitário e o Comitê Gestor Local são as responsáveis pelo Telecentro, sendo uma das suas funções principais a elaboração do Regimento Interno.
Os Telecentros Comunitários fazem parte de um Projeto chamado Cidadão.Net coordenado pelo IDENE – Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais - tendo como objetivo a promoção da inclusão digital e social, principalmente nas cidades carentes, onde existem um grande índice de analfabetismo digital.
Até o ano de 2008, o Cidadão.Net capacitava os Educadores com cursos presenciais, custeava uma bolsa de R$ 360,00 dividida entre os educadores de cada Telecentro. A partir dessas capacitações e bolsas, foi possível ter pessoas aptas a trabalhar dentro dos requisitos do projeto e da inclusão digital. Essa era a base para o bom funcionamento do projeto e dos 110 Telecentros implantados em Minas Gerais.
Entretanto, em 11 de Dezembro de 2008, os Telecentros receberam uma carta do IDENE que informava o encerramento do convênio que garantia os recursos financeiros do Cidadão.Net. Esses recursos eram do Governo Federal, por meio de convênio assinado com o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social). Desde 2003, esse convênio tinha validade de um ano, mas sempre ao seu término era solicitado um aditivo ao convênio por mais um ano. Entretanto, em 2008, fomos informados que os recursos desse convênio só seriam garantidos por mais 12 meses, ou seja, até Dezembro de 2008. O IDENE estava trabalhando para celebrar um convênio com a SECTES (Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia) com o objetivo de que os 110 Telecentros, a partir de 2009, integrassem a rede de Telecentros da SECTES.
Com esses acontecimentos em 2009, os Telecentros foram doados às entidades conveniadas, que são as Associações Comunitárias que entram com a contrapartida do terreno e espaço para a estrutura física do projeto. A partir de então, vários problemas foram iniciados. Sem suporte técnico e sem a bolsa dos Educadores, o Comitê Gestor tinha que procurar parcerias com órgãos locais para sustentabilidade do projeto. Isso fez com que alguns Telecentros fechassem as portas e outros começassem a cobrar pelos cursos oferecidos e pelo acesso à internet.
RECADO: Mapeamento dos problemas enfrentados pelos Telecentros
Então gente! Se na sua cidade existe um Telecentro Comunitário do projeto Cidadão.Net, procure com o Comitê Gestor ou com o Educador.Net informações de como anda o Telecentro desde o final de 2008. Estou fazendo um mapeamento dos problemas enfrentados pelo Cidadão.Net através do questionário em anexo. Quanto mais pessoas responderem, melhor. Além de postar na rede o questionário respondido, vocês podem enviar para os meus e-mails: neltisan@yahoo.com.br ou neltioli@hotmail.com
Sei do quanto o Telecentro é fundamental para as pequenas cidades, para os alunos de famílias carentes que fazem seus trabalhos escolares no Telecentro, das pessoas que não podem comprar um computador, mas podem aprender a manuseá-lo, um requisito indispensável para o mercado de trabalho. O Telecentro é como se fosse aquele vizinho bom que todos gostariam de estar perto dele, aprender com ele, cuidar dele para que nunca fique chateado e vá embora. Inclusão Digital é um direito de Todos!
AJUDEM! RESPONDAM O QUESTIONÁRIO!
Tags:
Oi pessoal,
Em nossa cidade de Capitão Enéas os telecentros foram instalados pela prefeitura e todo o gasto é custiado pela prefeitura, então não temos esse tipo de problema.Não participamos esse projeto.
Oi Neltinha
Vou dar a minha colaboração nessa iniciativa. Na minha cidade existem dois telecentros sem funcionamento um deles é do projeto Cidadão.net, Com ajuda da Socióloga da assistência social, foi possivel conseguir alguns contatos. A antiga presidente do telecentro me informou que o fechamento do programa foi pelas mesmas condições que você postou no forum. Fechando as portas no ano 2009 após uma nova diretoria que nada contribuiu para dar continuidade ao programa, deixando faltar toda a assistência técnica e suporte, fechando tambem a creche que funcionava no mesmo espaço.
Qualquer informação necessária entre em contato.
Beijos.
E aí, Neltinha, como andam as respostas aos questionários?
Pessoal, vamos colaborar com essa pesquisa.
Bem-vindo a
Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro
Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.
© 2024 Criado por Oficina de Imagens. Ativado por