Seminário de Fortalecimento de Gestão Municipal em Montes Claros

Por Will Nascimento e  Neltinha Oliveira

 

            No dia 22 de Novembro, aconteceu em Montes Claros, na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, um seminário promovido pelo Comitê Gestor Estadual para a Criança e o Adolescente do Semiárido Mineiro abordando o tema Fortalecimento de Gestão Municipal.


O evento contou com representações de diversos setores do poder público e da sociedade civil, ressaltando a presença da Secretária de Desenvolvimento de Assistência  Social de Minas Gerais, Ana Lúcia Almeida Gazzola; da subsecretária de Direitos Humanos e presidente do Comitê Gestor, Maria Ceres Pimenta Spínola Castro e da  representante do UNICEF, Adriana Alvarenga.


O encontro teve como objetivo apontar ações e prioridades para o trabalho do Comitê em 2011, provocando a discussão e articulação entre os representantes do GovernoEstadual, dos municípios, da sociedade civil organizada, dos adolescentes e jovens. Para que junto então, estabeleçam as diretrizes para a melhoria das políticas públicas para criança e adolescente do Semi-árido.

                     

Uma questão importante que ganhou destaque nas palestras foi a intersetorialidade entre as esferas estadual e municipal e suas secretarias, alem da articulação com a sociedade civil, adolescentes e jovens.

                                                                            

 A Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro foi representada pelos correspondentes regionais Neltinha Oliveira, Júnior Vieira e William Nascimento (Will), além de Bruno Vilela da Oficina de Imagens.


Na oportunidade foi apresentado o vídeo “Juventude e Participação”, produzido pela Oficina de Imagens, que mostra experiências de protagonismo juvenil na região. Logo após os jovens correspondentes fizeram a apresentação da rede para os participantes do Comitê Gestor e demais presentes. 


Ao final do encontro foi aberto um espaço para sugestão de propostas de ações para a atuação do Comitê Gestor nos próximos anos.



      Ana Lúcia Gazzola  - SEDESE     

  




A Participação da Rede no Seminário


 


Durante a programação do evento a Rede de Jovens Comunicadores contou com um espaço para apresentação de suas atividades, experiências e resultados frente ao jovem do Semiárido.


    A introdução foi feita por Bruno Vilela, da Oficina de Imagens, que contou um breve um histórico da Rede e em seguida, foi exibido o vídeo “Juventude e Participação”. 


Gravado nas cidades de Franciscópolis, Pedra Azul, Itaobim, Jequitinhonha e Almenara, o vídeo traz exemplos de participações juvenis nestes municípios e a importância da rede na disseminação de ações de protagonismo na região.                                                                                       

A participação dos jovens correspondentes Neltinha Oliveira, Júnior Vieira e William Nascimento (Will) foi baseada nas colocações sobre suas experiências de engajamento nas políticas públicas locais, na mobilização juvenil  e os resultados alcançados neste  processo. 


Foi ressaltado  a importância do trabalho  realizado em rede, que consegue  envolver  muitos jovens através da  internet, ultrapassando os limites geográficos. A necessidade de maior abertura para a participação Juvenil nos espaços públicos, e a importância da criação de consciência crítica através da comunicação foram outras questões levantadas pelos jovens.


Durante o levantamento de propostas para o Comitê, os correspondentes  também deram  sua contribuição. Foram apresentadas, sugestões de formação continuada para os jovens através da arte e da produção audiovisual, visando o despertar da consciência política; A mudança da política de sustentabilidade dos Telecentros Comunitários, de forma que integre Estado, Município e sociedade Civil; Melhor formação para implantação de Conselhos Municipais da Juventude, bem como a divulgação dos mesmos; e a criação de espaços adequados, nos municípios Semiárido, para a reabilitação de adolescentes e jovens infratores.  


Ao término das atividades os jovens correspondentes divulgaram o endereço eletrônico da rede e responderam à alguns questionamentos dos participantes.

Jovens Correspondentes

Exibições: 110

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Will, gostei muito da participação da rede nesse evento. O que vc achou?
E aí, Junior!!!
Gostei muito da nossa participação lá!
A rede foi muito bem divulgada durante a reunião!! Agora é dar prosseguimento aos trabalhos!
E ai gente! vocês estão de parabens!
Adorei a apresentação e os temas levados por vocês: Participação, inclusão digital fora os já envolvidos no evento. Foi muito bem apresentado. e o que é melhor mais importante de tudo, é por não seguir uma formalidade ou o padrão já adotado. expressando como jovem que entende do assunto e disposto a transformar o nosso presente(hoje) para se construir um futuro brilhante!
Abraço
éh..foi muito legal o espaço que tivemos no seminário, para poder expor nossas experiências de trabalho com a participação do jovem nas nossas cidades...umas das coisas importantes, que é um trabalho realizado em rede...em conjunto...
Foi super bacana...e divulgamos bastante a nossa rede...
Parabéns, fiquei sabendo da participação ativa do pessoal da Rede no Seminário, é isso aí mesmo temos que divulgar e nos posicionar como jovens protagonistas.

Abraços e saudades de vcs.

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço