Pelo Pólo da Rede de Jovens de Franciscópolis

Todas as sextas-feiras acontece no Telecentro Comunitário as rodas de conversas do Pólo da Rede de Franciscópolis.

É um momento onde os jovens discutem assuntos relacionados com a Rede e a estruturação do próprio Pólo, além de outros assuntos importantes que não são veiculados na televisão contextualizando-os com a realidade local.

No dia 30 de Novembro a pauta de discussões foi voltada para a premiação do SELO UNICEF e a Conferência das Partes – COP 18.

Os jovens questionaram a falta de reconhecimento por parte do poder público municipal do trabalho realizado pela Comissão Juvenil do SELO.

Leandro Souza disse “dentro da comissão tive que superar algumas dificuldades como, por exemplo, falar em público, estou muito feliz pela conquista da nossa cidade, mas ao mesmo tempo me sinto desanimado, trabalhamos muito e agora somos invisíveis.”

“É um sentimento de alegria e de revolta, nos envolvemos com tanto empenho nesse projeto e agora não nos deram nenhum mérito, sei que vão precisar da gente de novo e aí vamos impor as nossas condições” disse Elvis Camargos.

“Essa experiência foi muito importante para todos nós”, afirma Darley Nunes, ”principalmente, no sentido de nos prepararmos para lidar com vários tipos de pessoas e agora temos um ponto a nosso favor, conhecemos quem realmente envolveu por acreditar na transformação social e os que não estão preocupados com a questão e no final levam vantagens.”

Em seguida os jovens discutiram sobre mudanças climáticas que esta sendo um dos assuntos debatidos por vários países na conferência nacional da ONU na cidade de Doha, com pouca divulgação na televisão brasileira.

Neltinha Oliveira colocou que os municípios poderiam estar discutindo esse problema dentro das suas realidades porque as mudanças climáticas afeta a todos nós, é uma realidade pertinente, por exemplo, para Franciscópolis.

“Nesse mês de Novembro nossa cidade teve fortes alagamentos, moradores tiveram que retirar de suas casas.”

Problema advindo, segundo os jovens, da falta de conscientização da sociedade de uma forma geral e das obras de saneamento básico mal planejadas. 

Exibições: 60

Responder esta

Respostas a este tópico

Nossas reuniões do Pólo é um momento maravilhoso...lindo demais!!! Demonstra o nosso processo de organização....e nas trocas de conversas vamos aprendendo juntos....

O que mais gosto nas rodas de conversa do nosso Pólo é a descontração e alegria da galera, a gente acaba ficando mais próximos a cada sexta feira. E, sem falar que as pequenas e grandes idéias surgem das rodas de conversa.

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço