Recapitulando
Foram muitas as experiências vividas e obtidas nos 3 dias em que estivemos em Belo Horizonte. Saímos de lá com uma meta: a partir do que aprendemos vamos construir uma nova realidade para nossa região.
O intuito deste tópico, como o próprio nome diz é recapitular parte do que aprendemos no 2º encontro. E por meio disso, passarmos a incidir politicamente nos nossos municípios. Durante o encontro ficou claro que para atingirmos nossa meta com facilidade, poderíamos realizar as seguintes atividades:
- Produzir um diagnóstico
- Em seguida definir prioridades das políticas públicas (na cidade ou bairro)
- Participarmos da elaboração do orçamento
Para realização destas ações, necessitamos:
- Planejar
4Q 1POC – Por quê? Onde? E Como?
O que?
Quem?
Quando?
Quanto?
- Realizar o diagnóstico
- Cruzar informações
- Produzir um relatório
- Mobilizar a comunidade (quanto mais pessoas melhor)
- Em conjunto com a comunidade propor mudanças nas políticas públicas
- Priorizar e definir recursos no orçamento para realização das políticas
Enquanto ao orçamento é preciso lembrar:
- O PPA é o Plano Plurianual, vai ser produzido e realizado este ano, ele é o nosso principal alvo, pois por meio dele podemos garantir recursos para as políticas públicas durante quatro anos.
- A LOA é a Lei Orçamentária Anual ela define melhor o que será gasto no ano em que ela vigora
- E a LDO é a Lei de Diretrizes Orçamentárias é a lei que define as prioridades e metas a serem atingidas por meio da execução dos programas e ações previstas no PPA
E não se esqueçam os desafios são grandes, uma duas pessoas podem não conseguir, mas, unidos pela maior meio de comunicação mundial que é a internet, realizando trocas de experiências e dicas, podemos sim, atingir a nossa meta.
Na realização das atividades deixo aqui uma dica: procure mobilizar um grupo de pelo menos 5 pessoas para começar. Procure também apoio com pessoas influentes nas áreas de ação elas podem ser muito úteis. Sindicatos, grêmios, fraternidades, clubes e associações podem nos dar um grande apoio, contate-os. Políticos podem se tornarem aliados, mas, olho neles. Procure deixar claro que não estamos vinculadas a eles, eles estão somente sendo parceiros na luta pelos direitos.
Alguns links importantes:
http://novasaliancas.blogspot.com/
http://www.andi.org.br/