Participação da Jovem leticia de Itaobeiras na conferência da Criança e adolescete de BH/MG

Olá Jovens comunicadores,
Aconteceu nessa semana a VII conferência da criança e adolescente,nas datas de 06 ,07 e 08 de outubro de 2009.No estadio do Mineirinho em Belo Horizonte MG.Contamos nessa conferência com a participação da nossa amiga da Rede de Jovens comunicadores Leticia da cidade de Itaobeiras.Leticia teve uma otima fala sobre participação e atuação em seu Municipio e deu um ponta pê nas discussoês sobre o espaço da adolescencia na conferencia e legitimando a participação dos adolescentes nesse espaços de discussão e decisão.A fala da Leticia deu um insentivo a mais na galera que estava a todo valor na conferência.
Segue abaixo um relise falando maiores informaçoês sobre a VII conferência da Criança e Adolescente.

Forte abraço juliana



Delegados Mineiros paraticiparam da VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em Belo Horizonte
Posted on 07/10/2009 by minasempauta
Cerca de 1.500 delegados de 400 municípios mineiros estão em Belo Horizonte para participarem da VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente que teve início nesta terça (6) e termina nesta quinta-feira (8), no Ginásio do Mineirinho.
O tema da conferência é “Construindo as diretrizes para a política do plano decenal” que tem como objetivo discutir e propor diretrizes para a política nacional de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Além disso, serão definidos os delegados que participarão da VIII Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em dezembro próximo, em Brasília.
Maurick Costa Soares, 15 anos, participa pela primeira vez de um encontro estadual. Ele foi eleito delegado para representar a cidade de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha. “Fui eleito para participar desse grande debate e levar a voz e a vontade dos jovens”, contou o adolescente. Além de Maurick, outros 350 adolescentes participam dos três dias de debate.
Durante a abertura, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Fernanda Martins, ressaltou a importância do evento. “Temos um longo percurso na garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes, mas é em encontros como este que podemos ouvi-los e proporcionar um futuro melhor para eles”, concluiu.
Para encerrar a solenidade de abertura, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrús Filho, falou sobre o posicionamento do Governo de Minas em relação às crianças e os adolescentes. “É prioridade do Governo do Estado elaborar políticas e programas para as nossas crianças e adolescente. Só em 2009, são R$ 30 milhões aplicados por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Pró-Criança”, explicou.
Agostinho Patrús Filho falou ainda sobre ações desenvolvidas pelo Governo de Minas e que são referência para outros estados. “Programas como o Poupança Jovem que ajuda na redução da evasão escolar e a taxa da criminalidade no estado levam novas oportunidades para os adolescentes. Estamos, também, equipando todos os conselhos tutelares do Estado para facilitar o trabalho e garantir um futuro melhor para nossas crianças”. O Poupança Jovem beneficia hoje cerca de 30 mil jovens. Até 2009, serão 50 mil.
Plano de enfrentamento à Violência
Nesta quarta-feira (7) será lançada a versão revisada do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes do Estado de Minas Gerais. Fernanda Martins ressalta que, além de servir como suporte para a discussão no encontro, o plano vai render muitos frutos. “Queremos incentivar cada um dos participantes a levarem o plano às suas cidades para que eles elaborarem um novo plano municipal”.
Apresentação do Valores de Minas
O aprendizado por meio da brincadeira foi o tema da apresentação do Valores de Minas realizada nesta terça-feira (6) na abertura da VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente.
A apresentação mesclou dança e poesia. “Com a dança, enviamos a mensagem sobre a possibilidade do aprendizado por meio da brincadeira para as pessoas que estavam ali para pensar sobre as crianças e adolescentes”, disse Bete Arenque, coordenadora de dança e circo do Programa Valores de Minas. Ela responde pela coreografia, criada especialmente para o evento.
Durante a performance, os jovens encheram e estouraram balões. A encenação contagiou a plateia, que também tinha recebido os balões e os estourou junto com os jovens que estavam no palco. “Acabou tudo numa grande brincadeira”, disse Bete Arenque. Sessenta alunos do módulo Multiplicadores participaram da apresentação.
O Módulo Multiplicadores é oferecido pelo Valores de Minas, programa doServas e Governo de Minas, a jovens que já fizeram o módulo inicial. A cada ano são abertas 70 vagas, ampliando as oportunidades de crescimento para os estudantes, que podem atuar como monitores, tornando-se multiplicadores de sua experiência em suas escolas e comunidades.
A VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.


http://minasempauta4.wordpress.com/ fonte pesquisa Minas em pauta

Exibições: 122

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

PAREBENS LÊ...
Muito interessante o assunto abordado na conferência...
eu fui eleita a delegada dos jovens do meu município,
e tivemos uma prova de q o município não faz interesse do jovem nesses eventos.
Estive o tempo todo correndo a atraz da articuladora e responsável pela viajem,
e ela sempre dizendo que não tinha informações, e etc...
Acabou chegando o dia da conferência e fui saber o q houve, se realmente o município de Almenara
não iria participar...
E soube que ela(a articuladora) e demais delegados haviam ido a BH para tal conferência,
Sendo eu, representante dos jovens do município não estar incluida.
Como o município pode dizer q está abrindo as portas para os jovens se não os dá espaço para ele se expressar?!
Fica dificil não é pessoal!
Mas, parabéns Lê, vc realmente mostrou que os jovens têm potencial!
Obrigada!By:Fran
Nossa que legal... Amei saber disso tudo Ju, espero que a nossa rede possa ganhar mais corpo apartir disso..., deve ter sido um evento inesquecível.
Irei dia 14/10 para Belo Horizonte para a 8º Conferencia da Assistencia Social como delegada do meu municipio, espero trazer novidade para voces também...
Valeu Leticia...

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço