No dia 14 de setembro de 2010, todos os jovens e professores tiveram que acordar bem cedinho, já que o dia mal tinha iniciado e havia uma programação recheada para ser realizada. O evento foi iniciado com a cerimônia de abertura, onde havia uma mesa composta por representantes do MEC, UNICEF, EMDIALOGO, Observatório da Juventude de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Os representantes falaram da imensa satisfação de estarem presentes em um evento de tanta importância para o ensino das escolas públicas de ensino médio e aproveitaram para parabenizar os alunos escolhidos para representarem seus estados.
O Parlamento Juvenil do Mercosul tem como objetivo ouvir a voz dos jovens estudantes do ensino médio dos países membros do Mercosul e abrir espaços para, juntos, discutirem a realidade em que os alunos se inserem e buscarem meios para interferir positivamente na escola e comunidade.
Depois da cerimônia de abertura, aconteceu uma dinâmica de apresentação onde, de forma bem descontraída, todos se apresentaram e falaram de qual estado era.
Na parte da tarde já estavam todos ansiosos para saber com iria ocorrer o processo de seleção dos 27 jovens que iriam para Montevidéu no Uruguai. Foi explicado que seria realizado um processo de votação onde todos poderiam votar em até 18 estados, sendo um representante por estado. Para que fossem escolhidos os melhores representantes, iria ocorrer, durante os 3 dias do encontro, várias atividades para que houvesse a oportunidade de todos conhecerem melhor os participantes do evento.
O dia estava quase terminado, mas a galera ainda tinha muita animação para pular na piscina e ficar horas batendo papo com os novos colegas. Assunto era o que não faltava.