O Trem Começou: Primeiro dia da Semana das Juventudes!!!

Por: Silmara Aparecida dos Santos e Reynaldo de Azevedo Gosmão - Virajovens de Lavras e Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores e Comunicadoras e Neltinha Oliveira dos Santos - Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro e Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores e Comunicadoras

Durante as atividades do primeiro dia (9 de outubro) da Semana das Juventudes  os adolescentes e jovens se reuniram para realizar um momento  de integração,  com danças circulares como Gôpala, Xanum, Pipoca e Peneirei Fubá, que propõem uma formação dinâmica e perpassa sobre o incentivo motivacional para o engajamento jovem, na importância de sermos fortes e flexíveis nas nossas ações cotidianas. As danças foram facilitadas por Neltinha Oliveira da Rede do Semiárido Mineiro e Reynaldo de Azevedo Gosmão da Rede Nacional de Adolescente e Jovens Comunicadores e Comunicadoras.

Logo após foram apresentados os oficineiros  e os temas a serem trabalhados durante os dias de eventos nas respectivas oficinas:

Rádio - será trabalhada a linguagem do rádio e suas especificidades – locução, entrevista, entre outros elementos. Serão realizados exercícios de escuta radiofônica, análise crítica de campanhas educativas e a produção de spots e entrevistas pelos jovens. O resultado poderá ser apresentado no contexto da cidade.

Serigrafia - vai trabalhar as técnicas básicas de produção desta modalidade de gravura. Seus participantes serão capazes de produzir estampas para camisetas. A técnica e bastante simples.

Mídia Tática - Mídia Tática é uma maneira simples de chamar a atenção e expressar o que pensamos sobre nossa realidade.

Pôster - A oficina de pôsteres será um espaço de produção de grandes cartazes que colocam nossa opinião sobre o direito a comunicação. De uma maneira simples e barata é possível produzir grandes intervenções e mobilizações.

Teatro - Busca fomentar trabalhos criativos nas construções de personagens e na criação coletiva de espetáculos.

Artesanato - Objetiva incentivar o reaproveitamento de materiais que causam danos ao meio ambiente.

Literatura de Cordel -  objetiva provocar um processo de aprendizagem de técnicas de xilogravura e da criação de um blog para que possa tornar público não só o trabalho deles como também suas expressões. 

Comunicação para Mobilização Social - Pretende analisar as funções, características e estratégicas de comunicação nos processos de mobilização, bem como entender o mapeamento e classificação de públicos e a geração do vínculo de corresponsabilidade nos referidos processos.

Audiovisual - A ideia é realizarmos uma pequena cobertura do evento e que esta provoque os participantes a deslocarem seus olhares sobre as diferentes formas de realização de um registro.

Exibições: 65

Responder esta

Respostas a este tópico

Parabens pessoal, belo trabalho.

Trabalhos com descontração e, principalmente, com grande produtividade. Parabéns pra galera.

Quero aprender as danças circulares citadas na matéria, parecem muito divertidas...

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço