ÍNDIO É ÍNDIO TODOS OS DIAS, SALVE O DIA DO ÍNDIO 365 DIAS POR ANO!

De índio todo mundo tem um pouco.

Anaué meu  ! Aqui está abaetetuba!


No falar e no vestir, no sangue e no tupi.

No cozinhar e no agir, na cantiga de roda e no leite do camb. 

No amana que molha a ibi, e vivifica o capim.

De curumirim a abá.

Sendo iva ou etê

Iandê preste atenção, ser índio é ser humano.

Não deixe que caia em seu eçaraia, guarani é guerreiro, lutador.

Meu querido ré, índio é índio antes de mim e antes de iandê.

O mundo está em arani, descriminando e matando tua própria raça.

Mas que no Aracê, iandê venha reconhecer, que...

De índio todo mundo tem um pouco. Eu e iandê!

Eu quero ser índio, eu quero ser tribo, eu quero ser raça, eu quero ser BRASIL, essa misturanga toda!

:) :)

Dicionário Tupi-Guarani

Exibições: 849

Responder esta

Respostas a este tópico

Viva o Dia do Indio... Nossos irmãos que sofrem tanto nesse país...(exterminados, violentados, excluídos)... Eles que são os donos da terra e não tem direito a própria terra... Muito orgulho de ter sangue indígena...

Muito legal....Parabéns!!! :)
Concordo Nelta Vlw...Eu sou descendente de índio e tenho muito orgulho!!!
Eles caçam, plantam, pescam, coletam e produzem os instrumentos necessários a estas atividades. A terra pertence a todos os membros do grupo e cada um tira dela seu proprio sustento.

Feliz dia do índio!!!

Os índios são os verdadeiros Brasileiros.Devemos a eles vários dialetos presentes na língua brasileira,parte da nossa cultura dos nossos costumes, parte de nosso sangue!!! Salve ao dia do índio!!!

   comemoramos o dia do índio somente no dia...só q todo dia é dia do índio  ...pois dizem q Brasil foi descoberto ,mas na verdade foi comquistado...por isso ñ precisamos de um dia do índio e sim algo ser feito por aqueles q um dia viveram felizes nessa terra q foi seu aconchego e o eu lar......

Arrasou Léo... Compartilho da sua opinião...

A forma de convívio dos Índios é o que mais me encanta. A pureza, a relação e o respeito com  a natureza são grandezas incalculáveis. São verdadeiros sábios e têm muito a contribuir com o bem da sociedade.

Arrasaram em...Parabens pelos comentarios!!!

 Dia do Índio, lembrado por muitos, mas são poucos quem realmente lembram dos moradores brasileiros mais antigos, são poucos que lembram que ocupamos o espaço deles, Muito bacana essa iniciativa Gabi. 

    gostei muito do comentarios esta de parabens 

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço