Movimento "18 de Maio" mobiliza adolescentes e jovens em Pedra Azul

O dia 18 de Maio é o Dia Nacional da Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes. A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos. Neste contexto, cidades de todo o país realizam diversas mobilizações em prol da causa.

Em Pedra Azul, Nordeste de Minas Gerais, a data foi lembrada com diversas intervenções e mobilizações com a participação de mais de 100 adolescentes e jovens, participantes dos projetos "Juventudes em Foco" e "Se Liga aí" do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Vale do Jequitinhonha. 

No dia 16 de Maio, os adolescentes e jovens participaram de uma passeata pelo centro da cidade, promovida pelo CREAS (Centro de Referência de Assistência Social). O evento agregou diversos setores governamentais e da sociedade civil, no intuito de sensibilizar a população acerca da causa. Já no dia 17, os trabalhos ficaram por conta dos educandos da Oficina do Projeto Juventudes em Foco (desenvolvido com o apoio do Criança Esperança). A Oficina de Mídia Tática promoveu três intervenções pela área central do municipio. Através de encenações, os adolescentes e jovens relembravam o Caso Araceli, alertavam sobre os danos causados pela violência sexual e promovia reflexões sobre a omissão da população diante destes casos.

As oficinas de Vídeo, Fotografia/Web e Rádio foram as responsáveis por documentar todos os trabalhos e produzir peças de comunicação sobre a causa! Confira algumas produções:

http://www.youtube.com/watch?v=jn7CMn8ST2Q&feature=youtu.be

Vinheta:

Spot "18 de Maio"l

Exibições: 67

Responder esta

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço