Pelo Pólo da Rede de Franciscópolis.

No dia 05 de maio aconteceu na cidade de Malacacheta o lançamento do livro “Horizonte”, escrito pelos jovens, Neltinha Oliveira e Verany Luziana da Paróquia Nossa Senhora da Glória e Victor Hugo Bispo e Daniel Ferreira da Paróquia Santa Rita de Cássia cidades de Franciscópolis e Malacacheta, respectivamente.

Contando com a presença de aproximadamente 70 jovens e animação da banda Ágape, o evento teve início com uma oração e coreografia realizada pelo grupo JCE (Jovens Construtores da Esperança) e um momento reflexivo feito por cada jovem escritor. Dando continuidade houve a apresentação dos temas intercalados com musicas sugeridas no livro relacionadas ao debate.

O “Horizonte” é um livro que foi escrito por jovens para jovens, cujo objetivo principal é propor caminhos para o “horizonte”- onde não chegaremos – há mais a caminhar. Assim o livro é uma forma de auxílio para que os jovens possam escolher seus próprios caminhos, através de discussões propostas e pontos de vista gerados a partir delas, aumentando o poder de decisão dos jovens.

A primeira edição é composta por uma variedade de temas dentro das pistas de ação do Documento 85 da CNBB, abrangendo as dimensões: sociopolítico-ecológico, psicoafetiva, psicossocial, místico e capacitação.

O livro teve adesão de várias cidades, Franciscópolis, Malacacheta, Setubinha, Teófilo Otoni, Ladainha, Poté e outras.

A proposta continuada do livro é organizar o setor juventude de maneira que todos os grupos usem o livro como metodologia e sigam uma mesma rota de trabalho, com sua própria identidade e realidade local. Uma das frases usadas para definir esse processo de formação é “Sermos Iguais, mas Diferentes.”

Exibições: 133

Responder esta

Respostas a este tópico

Muitíssimo orgulhosa de fazer parte desse projeto junto com amigos tão especias...Verany, Victor Hugo, Daniel e Pe. Wagner...

Como disse: "Uma jovem maluca dando uma de escritora"... Todos meio que amadores nesse processo e como qualquer outro projeto não tem a obrigação de ser totalmente perfeito, somos seremos humanos e suscetíveis a erros...

Mas não nos acomodamos por medo de errar... Estamos caminhando e trabalhando pensando no melhor pra nossa classe: A JUVENTUDE...

E escrever o HORIZONTE foi muito irado, tive que estudar muito, pensar muito no que iria escrever...

Poder falar para os jovens, dar o enfoque que a gente gostaria aos fatos, falar da nossa realidade local... Poxa isso é muito bacana...

E motivo de orgulho também poder carregar o nome da minha cidade, Franciscópolis, e marcá-la nessa história tão importante...

JUVENTUDE ATITUDE...

 Tive a oportunidade de acompanhar o lançamento do livro e posso afirmar que o "Horinzonte" foi um projeto que deu certo, uma vez que já foi aderido por várias paróquias da diocese de Teófilo Otoni.

O projeto é de grande dimensão e contínuo. O que acho mais interessante é o fato da credibilidade e o apoio de Pe. Wagner, além da oportunidade para que outros jovens possam participar nas próximas edições, das quais estou interessada em participar com  ajuda dos autores atuais. E também, por ser um livro escrito por jovens de fácil compreensão, com temas atuais e considerados polêmicos pela juventude e por servir de guia para encontros de grupos de jovens.

A semente foi lançada em um solo já preparado, cabe aos grupos de jovens cuidarem das plantinhas para crescerem e produzirem frutos e novas sementinhas.

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço